Da invisibilidade ao multicolorido: uma instalação artística para narrar memórias e apresentar marcas identitárias da EMEF Professor Guilherme Sommer
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10145Keywords:
Instalação artística, Memória, Marcas Identitárias, Escola.Abstract
Este trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado profissional aplicada em Memória Social e Bens Culturais e desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de Teutônia - RS. Versa sobre a realização de uma instalação artística baseada nas memórias de membros da comunidade escolar para elucidar marcas identitárias da instituição ao longo de sua história, com o objetivo de apresentar uma imagem mais positiva do educandário a toda população. A relação intrínseca entre memória e identidade é a fundamentação da narrativa comunicada pela obra. O processo criativo, desde o levantamento dos dados e concepção da obra até sua execução e discussão após a realização, apresenta as etapas de construção deste produto. Ainda que não seja possível mensurar o impacto da obra recém realizada na imagem externa da escola, constata-se que promoveu um movimento reflexivo interno acerca de aspectos da identidade além de valorizar a história e memórias da instituição para sua comunidade escolar.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.