Investigação como prática de ensino orientada: uma estratégia no ensino de química para formação cidadã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10328

Palavras-chave:

Investigação como prática de ensino orientada, Ensino de Química, Formação Cidadã, Clube de Ciências

Resumo

Este artigo investe na temática investigação em uma outra/nova estratégia educativa. Objetiva compreender em que termos a investigação como prática de ensino orientada favorece a formação cidadã dos estudantes no ensino de química. A pesquisa é qualitativa na modalidade narrativa, em que produzimos textos de campo valorizando a experiência dos estudantes do ensino médio do Clube de Ciências da UFPA. Utilizamos a análise textual discursiva para tratar os dados analíticos, que resultaram em duas categorias emergentes: i) Do envolvimento com o tema de investigação à manifestação de aprendizagens cidadã; ii) A interconexão entre teoria e prática na construção de conhecimento e a projeção de intervenção do problema investigado, em situações reais na sociedade. Evidenciamos a relevância dos estudantes investigaram temas de seus interesses, discutindo criticamente e reflexivamente o processo de intervenção e destacando a importância da interconexão entre teoria-prática nesse tipo de estratégia, para a formação cidadã.

Biografia do Autor

Murilo Henrique dos Santos Lima, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Bauru.

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência (PPGEdC), área de Ensino de Ciências e Matemática.

João Batista Mendes Nunes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/UFPA). Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA).

Adriano Caldeira Fernandes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Química (Instituto de Química de São Carlos - IQSC/USP). Professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

2024-08-27

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Artigos