Investigação como prática de ensino orientada: uma estratégia no ensino de química para formação cidadã
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10328Keywords:
Investigação como prática de ensino orientada, Ensino de Química, Formação Cidadã, Clube de CiênciasAbstract
Este artigo investe na temática investigação em uma outra/nova estratégia educativa. Objetiva compreender em que termos a investigação como prática de ensino orientada favorece a formação cidadã dos estudantes no ensino de química. A pesquisa é qualitativa na modalidade narrativa, em que produzimos textos de campo valorizando a experiência dos estudantes do ensino médio do Clube de Ciências da UFPA. Utilizamos a análise textual discursiva para tratar os dados analíticos, que resultaram em duas categorias emergentes: i) Do envolvimento com o tema de investigação à manifestação de aprendizagens cidadã; ii) A interconexão entre teoria e prática na construção de conhecimento e a projeção de intervenção do problema investigado, em situações reais na sociedade. Evidenciamos a relevância dos estudantes investigaram temas de seus interesses, discutindo criticamente e reflexivamente o processo de intervenção e destacando a importância da interconexão entre teoria-prática nesse tipo de estratégia, para a formação cidadã.References
ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de. Memórias de formação e docência: bases para pesquisa narrativa e biográfica. In: CHAVES, Sílvia Nogueira; REMÉDIOS, Maria dos Remédios de Brito (Orgs.). Formação e docência: perspectivas da pesquisa narrativa e autobiográfica. Belém: CEJUP, 2011. p. 13-36.
AZEVEDO, Maria Cristina P. Stella. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2015, p. 19-33.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de janeiro: Contraponto, 1996.
CHASSOT, Áttico. Para que(m) é útil o ensino? 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Ensino de ciências e matemática e formação de professores: marcas da diferença. 2000. 250f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & educação, Bauru, v. 9, n.2, p. 191-211, 2003. <https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004>.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & educação, Bauru, v. 12, n.1, p. 117-128, 2006. <https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009>.
NUNES, João Batista Mendes. Aprendizagens docentes no CCIUFPA: sentidos e significados das práticas antecipadas assistidas e em parceria na formação inicial de professores de ciências. 2016. 242f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Instituto de Educação Matemática e Científica. Universidade Federal do Pará. Belém.
NUNES, João Batista Mendes. (Trans)formação de licenciandos em educadores químicos: traços do (con)viver e praticar a docência durante a formação inicial no Clube de Ciências da UFPA. 2021. 276 f.. Tese (Doutorado Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica. Universidade Federal do Pará. Belém.
NUNES, João Batista Mendes; GOLÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Experimentação Investigativa no Ensino-Aprendizagem de Conhecimentos Químicos Socialmente Relevantes. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 13, n. 37, p. 93 a 115, 2022. <https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4616>.
PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro. Práticas de investigação no ensino de ciências: percursos de formação de professores. 2012. 234 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Bauru.
PRAIA, João; GIL-PÉREZ, Daniel; VILCHES, Amparo. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007. <https://doi.org/10.1590/S1516-73132007000200001>.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. O ensino de química para formar cidadão: principais características e sua implantação na escola secundária brasileira. 1992. 233f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Aspectos sócio-científicos em aulas de química. 2002. 339f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. A química e a formação para a cidadania. Educación Química., v. 22, n. 4, p. 300-305, 2011. < https://doi.org/10.1016/S0187-893X(18)30149-6>.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Letramento em química, educação planetária e inclusão social. Química Nova, v. 29, n. 3, p. 611-620, 2006. <https://doi.org/10.1590/S0100-40422006000300034 >.
SASSERON, Lúcia Helena. Interações discursivas e investigação científica: o papel do professor. In: Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). São Paulo: Cengage Learning, 2016. p. 41-61.
SOUZA, Elizeu C. Memória, (auto) biografia e formação. In: CHAVES, Sílvia Nogueira; REMÉDIOS, Maria dos Remédios de Brito (Org.). Formação e docência: perspectivas da pesquisa narrativa e autobiográfica. Belém: CEJUP, 2011. p. 37-52.
VILCHES, Amparo. et. al. Da necessidade de uma formação científica para uma educação para a cidadania. In: SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE GEOLOGIA NO BRASIL, 2007. Anais… Campinas: UNICAMP, 2007. p. 421-426.
VILCHES, Amparo; GIL PÉREZ, Daniel. Papel de la química y su enseñanza em la construcción de un futuro sostenible. Educación Química, Universidad nacional autónoma de México, v. 22, n. 2. p. 103-116, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-893X2011000200003&lng=es&nrm=iso>.
VILCHES, Amparo; GIL PÉREZ, Daniel. Ciencia de la sostenibilidad: un nuevo campo de conocimientos al que la química y la educación química están contribuyendo. Educación Química, Universidad nacional autónoma de México, v. 24, n. 2, p.199-206, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-893X2013000200004&lng=es&nrm=iso>.
ZANON, Lenir Basso. Tendências curriculares no ensino de ciências/química: um olhar para a contextualização e a interdisciplinaridade como princípios de formação escolar. In: ROSA, Maria Inês Petrucci; ROSSI, Adriana Vitorino (Orgs.). Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. Campinas: Editora Átomo, 2012, p. 269 - 288.
ZÔMPERO, Andreia Freitas; LABURÚ, Carlos Eduardo. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.13, n.3, p.67-80, set./dez. 2011. <https://doi.org/10.1590/1983-21172011130305>.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.