Investigação como prática de ensino orientada: uma estratégia no ensino de química para formação cidadã

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10328

Keywords:

Investigação como prática de ensino orientada, Ensino de Química, Formação Cidadã, Clube de Ciências

Abstract

Este artigo investe na temática investigação em uma outra/nova estratégia educativa. Objetiva compreender em que termos a investigação como prática de ensino orientada favorece a formação cidadã dos estudantes no ensino de química. A pesquisa é qualitativa na modalidade narrativa, em que produzimos textos de campo valorizando a experiência dos estudantes do ensino médio do Clube de Ciências da UFPA. Utilizamos a análise textual discursiva para tratar os dados analíticos, que resultaram em duas categorias emergentes: i) Do envolvimento com o tema de investigação à manifestação de aprendizagens cidadã; ii) A interconexão entre teoria e prática na construção de conhecimento e a projeção de intervenção do problema investigado, em situações reais na sociedade. Evidenciamos a relevância dos estudantes investigaram temas de seus interesses, discutindo criticamente e reflexivamente o processo de intervenção e destacando a importância da interconexão entre teoria-prática nesse tipo de estratégia, para a formação cidadã.

Author Biographies

Murilo Henrique dos Santos Lima, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Bauru.

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência (PPGEdC), área de Ensino de Ciências e Matemática.

João Batista Mendes Nunes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/UFPA). Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA).

Adriano Caldeira Fernandes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Química (Instituto de Química de São Carlos - IQSC/USP). Professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará (UFPA).

References

ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de. Memórias de formação e docência: bases para pesquisa narrativa e biográfica. In: CHAVES, Sílvia Nogueira; REMÉDIOS, Maria dos Remédios de Brito (Orgs.). Formação e docência: perspectivas da pesquisa narrativa e autobiográfica. Belém: CEJUP, 2011. p. 13-36.

AZEVEDO, Maria Cristina P. Stella. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2015, p. 19-33.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de janeiro: Contraponto, 1996.

CHASSOT, Áttico. Para que(m) é útil o ensino? 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.

GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Ensino de ciências e matemática e formação de professores: marcas da diferença. 2000. 250f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & educação, Bauru, v. 9, n.2, p. 191-211, 2003. <https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004>.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & educação, Bauru, v. 12, n.1, p. 117-128, 2006. <https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009>.

NUNES, João Batista Mendes. Aprendizagens docentes no CCIUFPA: sentidos e significados das práticas antecipadas assistidas e em parceria na formação inicial de professores de ciências. 2016. 242f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Instituto de Educação Matemática e Científica. Universidade Federal do Pará. Belém.

NUNES, João Batista Mendes. (Trans)formação de licenciandos em educadores químicos: traços do (con)viver e praticar a docência durante a formação inicial no Clube de Ciências da UFPA. 2021. 276 f.. Tese (Doutorado Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica. Universidade Federal do Pará. Belém.

NUNES, João Batista Mendes; GOLÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Experimentação Investigativa no Ensino-Aprendizagem de Conhecimentos Químicos Socialmente Relevantes. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 13, n. 37, p. 93 a 115, 2022. <https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4616>.

PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro. Práticas de investigação no ensino de ciências: percursos de formação de professores. 2012. 234 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Bauru.

PRAIA, João; GIL-PÉREZ, Daniel; VILCHES, Amparo. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007. <https://doi.org/10.1590/S1516-73132007000200001>.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. O ensino de química para formar cidadão: principais características e sua implantação na escola secundária brasileira. 1992. 233f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Aspectos sócio-científicos em aulas de química. 2002. 339f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. A química e a formação para a cidadania. Educación Química., v. 22, n. 4, p. 300-305, 2011. < https://doi.org/10.1016/S0187-893X(18)30149-6>.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Letramento em química, educação planetária e inclusão social. Química Nova, v. 29, n. 3, p. 611-620, 2006. <https://doi.org/10.1590/S0100-40422006000300034 >.

SASSERON, Lúcia Helena. Interações discursivas e investigação científica: o papel do professor. In: Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). São Paulo: Cengage Learning, 2016. p. 41-61.

SOUZA, Elizeu C. Memória, (auto) biografia e formação. In: CHAVES, Sílvia Nogueira; REMÉDIOS, Maria dos Remédios de Brito (Org.). Formação e docência: perspectivas da pesquisa narrativa e autobiográfica. Belém: CEJUP, 2011. p. 37-52.

VILCHES, Amparo. et. al. Da necessidade de uma formação científica para uma educação para a cidadania. In: SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE GEOLOGIA NO BRASIL, 2007. Anais… Campinas: UNICAMP, 2007. p. 421-426.

VILCHES, Amparo; GIL PÉREZ, Daniel. Papel de la química y su enseñanza em la construcción de un futuro sostenible. Educación Química, Universidad nacional autónoma de México, v. 22, n. 2. p. 103-116, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-893X2011000200003&lng=es&nrm=iso>.

VILCHES, Amparo; GIL PÉREZ, Daniel. Ciencia de la sostenibilidad: un nuevo campo de conocimientos al que la química y la educación química están contribuyendo. Educación Química, Universidad nacional autónoma de México, v. 24, n. 2, p.199-206, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-893X2013000200004&lng=es&nrm=iso>.

ZANON, Lenir Basso. Tendências curriculares no ensino de ciências/química: um olhar para a contextualização e a interdisciplinaridade como princípios de formação escolar. In: ROSA, Maria Inês Petrucci; ROSSI, Adriana Vitorino (Orgs.). Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. Campinas: Editora Átomo, 2012, p. 269 - 288.

ZÔMPERO, Andreia Freitas; LABURÚ, Carlos Eduardo. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.13, n.3, p.67-80, set./dez. 2011. <https://doi.org/10.1590/1983-21172011130305>.

Published

2024-08-27

Issue

Section

Articles