Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10422Resumo
Este artigo estabelece interlocução entre resultados de duas pesquisas com bebês e crianças maiores, que analisaram as relações da mesma subgeração (bebês entre eles) e de subgerações diferentes (bebês e crianças maiores) na educação infantil. Ambas as pesquisas são de abordagem qualitativa, identificadas com a etnografia e realizadas no âmbito dos Estudos da Criança. O objetivo é provocar reflexões sobre as possibilidades da participação de bebês e crianças maiores na (re)elaboração de suas culturas por intermédio de brincadeiras. Os resultados apontam para a importância dos encontros entre crianças de diferentes subgerações e os limites que podem dificultar tais encontros. A escrita contribui para dar maior visibilidade a essas relações e ao papel docente na mediação junto às crianças.Downloads
Publicado
2023-10-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.