Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras

Autores/as

  • Carolina Machado Castelli UFSC
  • Daliana Löffler UFSM
  • Ana Cristina Coll Delgado

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10422

Resumen

Este artigo estabelece interlocução entre resultados de duas pesquisas com bebês e crianças maiores, que analisaram as relações da mesma subgeração (bebês entre eles) e de subgerações diferentes (bebês e crianças maiores) na educação infantil. Ambas as pesquisas são de abordagem qualitativa, identificadas com a etnografia e realizadas no âmbito dos Estudos da Criança. O objetivo é provocar reflexões sobre as possibilidades da participação de bebês e crianças maiores na (re)elaboração de suas culturas por intermédio de brincadeiras. Os resultados apontam para a importância dos encontros entre crianças de diferentes subgerações e os limites que podem dificultar tais encontros. A escrita contribui para dar maior visibilidade a essas relações e ao papel docente na mediação junto às crianças.

Biografía del autor/a

Carolina Machado Castelli, UFSC

Graduada em Pedagogia Licenciatura (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Especialista em Educação Infantil (2013), Mestra (2015) e Doutora em Educação (2019) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Atua como pedagoga na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Daliana Löffler, UFSM

Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena (2010) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Possui Mestrado em Educação (2013) pela UFSM, Especialização em Educação para a Diversidade (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Doutorado em Educação (2019) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo da UFSM.

Ana Cristina Coll Delgado

Graduada em Pedagogia (1986), com especialização em Educação (1991) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPÈL. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1997). Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense UFF (2003), com estágio doutoral no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga/Portugal (2002), com supervisão de Manuel Jacinto Sarmento. Pós-doutorado na Universidade de Caen, no Centro de Ciências da Educação  França (2009) em sociologia da infância e antropologia da criança,com supervisão de Julie Delalande. Professora Permanente do PPGEd da UNOESC e Professora Aposentada e colaboradora no PPGE/UFPEL.

Publicado

2023-10-17

Número

Sección

Artigos