Etnomodelagem e a cultura das rezadeiras: o uso dos chás como alternativa para o ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10489Palavras-chave:
Educação Matemática, Etnomodelagem, Cultura das Rezadeiras.Resumo
Nesta pesquisa objetiva-se analisar como os chás indicados pelas rezadeiras podem contribuir para o ensino de Matemática, sob a ótica da Etnomodelagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em particular um estudo de caso. Como principal método de produção de dados, foi utilizada a entrevista por meio de narrativas. A análise dos dados foi inspirada na Análise de Conteúdo. Como resultado, percebeu-se que a partir das práticas das rezas é possível estabelecer conexões entre o saber cultural e o acadêmico, podendo surgir propostas pedagógicas que busquem aproximar os estudantes da sua realidade, tornando-os seres mais ativos e reflexivos, potencializando o ensino de Matemática. Ademais, destaca-se a importância que as pesquisas em Etnomodelagem têm ao valorizar os mais distintos grupos, os quais possuem saberes e fazeres inerentes às suas culturas, permitindo aos estudantes que compreendam o sentido e contribuições que a Matemática tem nas suas ações e práticas cotidianas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.