Etnomodelagem e a cultura das rezadeiras: o uso dos chás como alternativa para o ensino de matemática

Autores

  • Jailda da Silva dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10489

Palavras-chave:

Educação Matemática, Etnomodelagem, Cultura das Rezadeiras.

Resumo

Nesta pesquisa objetiva-se analisar como os chás indicados pelas rezadeiras podem contribuir para o ensino de Matemática, sob a ótica da Etnomodelagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em particular um estudo de caso. Como principal método de produção de dados, foi utilizada a entrevista por meio de narrativas. A análise dos dados foi inspirada na Análise de Conteúdo. Como resultado, percebeu-se que a partir das práticas das rezas é possível estabelecer conexões entre o saber cultural e o acadêmico, podendo surgir propostas pedagógicas que busquem aproximar os estudantes da sua realidade, tornando-os seres mais ativos e reflexivos, potencializando o ensino de Matemática. Ademais, destaca-se a importância que as pesquisas em Etnomodelagem têm ao valorizar os mais distintos grupos, os quais possuem saberes e fazeres inerentes às suas culturas, permitindo aos estudantes que compreendam o sentido e contribuições que a Matemática tem nas suas ações e práticas cotidianas.

Biografia do Autor

Jailda da Silva dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Licenciada em Matemática.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora adjunta de ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (UESC) e Educação Científica e Formação de Professores (UESB).

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Publicado

2023-04-19

Edição

Seção

Artigos