Etnomodelagem e a cultura das rezadeiras: o uso dos chás como alternativa para o ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10489Keywords:
Educação Matemática, Etnomodelagem, Cultura das Rezadeiras.Abstract
Nesta pesquisa objetiva-se analisar como os chás indicados pelas rezadeiras podem contribuir para o ensino de Matemática, sob a ótica da Etnomodelagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em particular um estudo de caso. Como principal método de produção de dados, foi utilizada a entrevista por meio de narrativas. A análise dos dados foi inspirada na Análise de Conteúdo. Como resultado, percebeu-se que a partir das práticas das rezas é possível estabelecer conexões entre o saber cultural e o acadêmico, podendo surgir propostas pedagógicas que busquem aproximar os estudantes da sua realidade, tornando-os seres mais ativos e reflexivos, potencializando o ensino de Matemática. Ademais, destaca-se a importância que as pesquisas em Etnomodelagem têm ao valorizar os mais distintos grupos, os quais possuem saberes e fazeres inerentes às suas culturas, permitindo aos estudantes que compreendam o sentido e contribuições que a Matemática tem nas suas ações e práticas cotidianas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.