Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10554Palavras-chave:
Educação a distância, Perfil socioeconômico, Igualdade e Diversidade.Resumo
Resumo: O Brasil é um país que contrasta riqueza e pobreza marcadamente visíveis nas suas cinco regiões. É possível perceber a desigualdade de condições e acesso aos bens econômicos, culturais e educacionais existente entre as regiões brasileiras. Considerando tais disparidades, este trabalho é recorte de uma tese e tem como objetivo apresentar o perfil socioeconômico de professores de Rondônia, região norte do Brasil, egressos de cursos de Pedagogia. Quanto a estrutura metodológica, trata-se de pesquisa analítica/descritiva de abordagem quanti-qualitativa, cuja interpretação prima pelo enfoque qualitativo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário on line (google forms) aplicado a 48 egressos. Os estudos de Moret (2021), Arroyo (2011), Gatti et al. (2019) e Canclini (2011) foram fundamentais para o conhecimento histórico e análise crítica. Concluiu-se que o perfil socioeconômico dos egressos dos cursos de Pedagogia muito se assemelha ao perfil levantado pelo Relatório Síntese do curso de Pedagogia do Enade-2017, divergindo quanto a idade (entre 35 e 39 anos), mas convergindo na atratividade pela docência que ocorre como possibilidade de ascensão social. A feminização do magistério pode estar associada a construção social da diferença entre os sexos (dominação masculina). E que os resultados do Enade-2017 não estão sendo considerados para melhorar a qualidade da educação superior brasileira.
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