Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10554Keywords:
Educação a distância, Perfil socioeconômico, Igualdade e Diversidade.Abstract
Resumo: O Brasil é um país que contrasta riqueza e pobreza marcadamente visíveis nas suas cinco regiões. É possível perceber a desigualdade de condições e acesso aos bens econômicos, culturais e educacionais existente entre as regiões brasileiras. Considerando tais disparidades, este trabalho é recorte de uma tese e tem como objetivo apresentar o perfil socioeconômico de professores de Rondônia, região norte do Brasil, egressos de cursos de Pedagogia. Quanto a estrutura metodológica, trata-se de pesquisa analítica/descritiva de abordagem quanti-qualitativa, cuja interpretação prima pelo enfoque qualitativo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário on line (google forms) aplicado a 48 egressos. Os estudos de Moret (2021), Arroyo (2011), Gatti et al. (2019) e Canclini (2011) foram fundamentais para o conhecimento histórico e análise crítica. Concluiu-se que o perfil socioeconômico dos egressos dos cursos de Pedagogia muito se assemelha ao perfil levantado pelo Relatório Síntese do curso de Pedagogia do Enade-2017, divergindo quanto a idade (entre 35 e 39 anos), mas convergindo na atratividade pela docência que ocorre como possibilidade de ascensão social. A feminização do magistério pode estar associada a construção social da diferença entre os sexos (dominação masculina). E que os resultados do Enade-2017 não estão sendo considerados para melhorar a qualidade da educação superior brasileira.
References
AMORIM, O. E a terra era um sonho. Revista Veja, São Paulo, n. 472, pp.52-58, 21 de set. 1977.
ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre. 13. ed. Petrópolis: RJ, Vozes, 2011.
BAHIA, Norinês Panicacci. Formação inicial de professores a distância que tanto incomoda. Educação & Linguagem. v. 17, n. 2, p. 121-143, Jul./Dez. 2014.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. RETO, Luís Antero. PINHEIRO, Augusto. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Desemprego 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php. Acesso em 29 de maio de 2020.
_____, Exame nacional de desempenho dos estudantes - ENADE 2017 - Relatório Síntese de área Pedagogia (licenciatura). Brasília: DF. Ministério da Educação, 2018.
_____, Censo da educação superior 2017: Divulgação dos principais resultados. Brasília: DF. Diretoria de Estatísticas Educacionais - Deed – INEP, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2018-pdf/97041-apresentac-a-o-censo-superior-u-ltimo/file. Acesso em: 20 de abril de 2020.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa; tradução da introdução Gênese Andrade. 4 ed. 5 reimp. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
DEMARTINI, Zelia de Brito Fabri. ANTUNES, Fátima Ferreira. Magistério: profissão feminina, carreira masculina. Caderno de Pesquisa, São Paulo, nº 86, p. 5-14, ago. de 1993.
EVANGELISTA, Cristiane Johann. Percursos formativos de professores de matemática em Rondônia: de leigos a licenciados. 2019, 353 p. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro.
GATTI, Bernadete A. TARTUCE, Gisela Lobo B. P. NUNES, Marina M. R. ALMEIDA, Patrícia C. Albieri de. A Atratividade da Carreira Docente no Brasil. In: Estudos & Pesquisas Educacionais, Fundação Victor Civita, São Paulo, n. 1, pp. 139-209, mai. 2010. Disponível em: https://fvc.org.br/wp-content/uploads/2018/04/estudos_e_pesquisas_educacionais_vol_1.pdf. Acesso em: 20 de abril. 2020.
_____, Bernadete. A. BARRETTO, Elba Siqueira S. ANDRÉ, Marli. E. D. A. ALMEIDA, Patricia. C. A. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados. Acesso em 10 de set. de 2021.
MALPASS, David. Pandemia pode empurrar 60 milhões para a extrema pobreza. Revista Isto é. Edição n. 2629, 29/05/20. Disponível em: https://istoe.com.br/pandemia-pode-empurrar-60-milhoes-para-a-extrema-pobreza-diz-banco-mundial/. Acesso em: 20 de maio de 2020.
MATIAS, Francisco. Pioneiros: ocupação humana e trajetória política de Rondônia. P. Velho: Gráfica e Editora Maia, 1998.
MOSER, Lilian Maria. ERNESTO, Eduardo Servo. A MIGRAÇÃO PARA RONDÔNIA PÓS DÉCADA DE SETENTA: um olhar a partir dos estudos culturais. In: AGUIAR, Veronica Aparecida Silveira. (org.). O lugar da história e dos historiadores nas Amazônias. Macapá: UNIFAP, 2018.
MORET, Artur de Souza. (Org.). Breve diagnóstico do Estado de Rondônia: temas para discussão. Porto Velho, RO: Coleção Pós-Graduação da UNIR - EDUFRO, 2021.
OLIVEIRA, Ovídeo Amélio de. História Desenvolvimento e Colonização do Estado de Rondônia. 5 ed. Porto Velho: Dinâmica, 2004.
SOUSA, Cintia Metzner de. Os sentidos da formação e do trabalho: Inserção profissional e a carreira docente em foco. Tese (Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Santa Catarina. 2019.
VIANNA, Cláudia Pereira. A feminização do magistério na educação básica e os desafios para a prática e a identidade coletiva docente. In: YANNOULAS, Silvia Cristina. (coord.). Trabalhadoras: análise da feminização das profissões e ocupações. Tradução. Brasília: Abaré, 2013. p. 159-180.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.