Circo e a extensão universitária: ensinar e aprender
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10563Palavras-chave:
Extensão Universitária, Corpo, Circo, Educação.Resumo
A extensão universitária proporciona a troca de valores entre a comunidade
acadêmica e a sociedade, em uma via de mão dupla. Aqui, objetivamos discutir a extensão como espaço de produção, partilha e troca de saberes, como agente potencializador da formação e humanização de discentes, narrando experiências e percursos de estudantes universitários extensionistas, a partir da participação como monitores no projeto de extensão “Circo em Contextos”. De natureza qualitativa, optamos pela elaboração de um estudo descritivo, realizado a partir de entrevistas com
monitores que atuaram no projeto Circo em Contextos da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO). Observamos que as práticas corporais circenses, pautadas na experimentação e segurança, subsidiaram também a formação cultural dos indivíduos. A partir da experimentação das práticas corporais circenses, a existência individual, materializada no corpo, se torna uma tela em branco que acolhe as mais diversas formas de ser gente. As experiências do projeto contribuíram para a formação de profissionais qualificados, de serem humanos sensíveis, ampliando a compreensão e o respeito às diversidades. As motivações pessoais dos monitores, aliadas aos interesses extracurriculares, proporcionam uma relação de benefício mútuo entre agentes universitários e não universitários. Este estudo evidenciou o tamanho potencial que um projeto de extensão pode ter, impactando na formação pessoal e acadêmica dos monitores, assim como na qualidade de vida da comunidade envolvida. As práticas extensionistas, por estarem atreladas a realidade social de cada região, são essencialmente singulares e particulares. Acreditamos que, ao compartilhar reflexões decorrentes delas, podemos fomentar ações e instigar estudos que discutam o impacto da extensão na formação universitária e seus benefícios perante a sociedade. E, desse modo, esclarecer sua importância e fomentar maior reconhecimento da extensão como espaço de produção e democratização de conhecimento.
Referências
BOLOGNESI, M. F. O corpo como princípio. Trans/Form/Ação, São Paulo, v. 24, p.
-112, 2001. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/trans/a/LQYchD3VKm6gSx74MCWjNBy/abstract/?lang=pt.
Acesso em: 10 de out. 2022.
BORTOLETO, M. A. C. (Org). Introdução à Pedagogia das Atividades Circenses (Vol.
. Jundiaí, SP: Fontoura, 2008.
BORTOLETO, M. A. C. (Org). Introdução à Pedagogia das Atividades Circenses (Vol.
. Jundiaí, SP: Fontoura, 2010.
BOTOMÉ, S. P. Sobre a noção de comportamento. In: H. P. Feltes, & U. Zilles,
Filosofia: diálogos e horizontes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
COELHO, G. C. O Papel Pedagógico da Extensão Universitária. Em Extensão,
Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 11-24, jul. / dez. 2014.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In.: MINAYO, M.
C. S. (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
KASPER, K. M. Experimentações Clownescas: os palhaços e a criação de
possibilidades de vida. 2004. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em
Educação, Universidade Estadual de Campinas, UNICEMP, 2004. Disponível em:
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/725.
Acesso em: 15 de out. 2022.
LEONIDIO, L. F. S. História do fórum de pró-reitores de extensão das instituições
públicas de educação superior brasileiras - FORPROEX (1987-2012). (Tese de
Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de
Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25316. Acesso em: 04 de out. 2022.
LIRA, A. M.; KRONBAUER, G. A. O circo e a educação dos corpos-criança:
possibilidades formativas com espaço para o pensar e o fazer divergente. Olhar de
Professor, Ponta Grossa, v. 25, p. 1-21, 2022. Disponível em:
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17556. Acesso em: 11
de out. 2022.
MARTINS, J. et al. A presença do diálogo na relação professor-aluno. In: V Colóquio
Internacional Paulo Freire. Recife, 19 a 22 de setembro de 2005. Disponível em:
http://docplayer.com.br/39567404-A-presenca-do-dialogo-na-relacao-professor-
aluno.html. Acesso em: 15 out. 2022.
MARX, K. Sociedade e mudanças sociais. Lisboa: Edições 70, 1974.
MIRANDA, R. C. F.; BORTOLETO, M. A. C. O circo na formação inicial em
educação física: um relato autoetnográfico. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, n.
, v. 1, p. 39-45, 2018. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbce/a/MRQ6kxTSRXZDZpdD4vKnmWD/?lang=pt&format=p
df. Acesso em: 05 de out. 2022.
PEREIRA, E. R; MAHEIRIE, K. O aprender circense como experiência de ser. Psic. da
Ed. São Paulo, 33, p. 135-151. 2011. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-
Acesso em 29 de set. 2022.
SANTOS, A. C. R. F. dos; LIRA, A. C. M. Disciplinar e constranger: o corpo-criança e
seu (não)lugar nas instituições educativas. Inter-Ação, Goiânia, v.45, n.3, p. 906-922,
set./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64193.
Acesso em: 11 out. 2022.
SILVA, Franklin Leopoldo e. Universidade: a ideia e a história. Estudos Avançados,
[S.L.], v. 20, n. 56, p. 191-202, abr. 2006. FapUNIFESP. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10129. Acesso: 28 de jun. 2022.
SOARES, C. L.; MADUREIRA, J. R. Educação Física, linguagem e arte: possibilidades
de um diálogo poético do corpo. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 75-88, 2005.
Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2869. Acesso em: 13 de
out. 2022.
STRAZZACAPPA, M. A Educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cad.
Cedes, Campinas, ano XXI, n. 53, p. 69-83, 2001. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ccedes/a/jG6yTFZZPTB63fMDKbsmKKv/abstract/?lang=pt.
Acesso: 18 de out. 2022.
TREVIZAN, M; CHAGAS, P. I; KRONBAUER, G. A. Circo em Contextos – Diálogos
entre a cultura e a extensão universitária. Revista Conexão UEPG, v. 14, n. 1, p.130-
, 2018. Disponível em:
https://www.redalyc.org/journal/5141/514161159017/514161159017.pdf. Acesso em 07
de mai. 2022.
TUCUNDUVA, B. B. P; BORTOLETO, M. A. C. O circo e a inovação curricular na
formação de professores de Educação Física no Brasil. Movimento, Porto Alegre, v. 25,
p. 1-14, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/88131.
Acesso em: 19 de out de 2022.
UNICENTRO. Circo em Contextos (2019-2021). Relatório Final de Projeto de
Extensão. Departamento de Educação Física, Setor de Ciências da Saúde, Universidade
Estadual do Centro-Oeste, Unidade Universitária de Irati. UNICENTRO, 2021.
UNICENTRO. Missão, visão e valores. Disponível em:
https://www3.unicentro.br/sobre/missao-visao-e-valores/. Acesso em 12 de out. 2022.
VIGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos
psicológicos superiores. Martins Fontes, 2007. 244 p.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. Ridendo Castigat Mores, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.