Circo e a extensão universitária: ensinar e aprender

Autores

  • Saara Tyszka Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR)
  • Glaucia Andreza Kronbauer Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR)

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10563

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Corpo, Circo, Educação.

Resumo

A extensão universitária proporciona a troca de valores entre a comunidade
acadêmica e a sociedade, em uma via de mão dupla. Aqui, objetivamos discutir a extensão como espaço de produção, partilha e troca de saberes, como agente potencializador da formação e humanização de discentes, narrando experiências e percursos de estudantes universitários extensionistas, a partir da participação como monitores no projeto de extensão “Circo em Contextos”. De natureza qualitativa, optamos pela elaboração de um estudo descritivo, realizado a partir de entrevistas com
monitores que atuaram no projeto Circo em Contextos da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO). Observamos que as práticas corporais circenses, pautadas na experimentação e segurança, subsidiaram também a formação cultural dos indivíduos. A partir da experimentação das práticas corporais circenses, a existência individual, materializada no corpo, se torna uma tela em branco que acolhe as mais diversas formas de ser gente. As experiências do projeto contribuíram para a formação de profissionais qualificados, de serem humanos sensíveis, ampliando a compreensão e o respeito às diversidades. As motivações pessoais dos monitores, aliadas aos interesses extracurriculares, proporcionam uma relação de benefício mútuo entre agentes universitários e não universitários. Este estudo evidenciou o tamanho potencial que um projeto de extensão pode ter, impactando na formação pessoal e acadêmica dos monitores, assim como na qualidade de vida da comunidade envolvida. As práticas extensionistas, por estarem atreladas a realidade social de cada região, são essencialmente singulares e particulares. Acreditamos que, ao compartilhar reflexões decorrentes delas, podemos fomentar ações e instigar estudos que discutam o impacto da extensão na formação universitária e seus benefícios perante a sociedade. E, desse modo, esclarecer sua importância e fomentar maior reconhecimento da extensão como espaço de produção e democratização de conhecimento.

Biografia do Autor

Saara Tyszka, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR)

Acadêmica do quarto ano do curso de Fonoaudiologia na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro - PR). Integrante do grupo de estudo e pesquisa "Educação, Cultura e Contemporaneidade" da mesma instituição. Atua na linha de pesquisa "Educação do corpo, arte e história", sendo extensionista no projeto "Artes do Corpo e Educação".

Glaucia Andreza Kronbauer, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR)

Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, Paraná. Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2005), Mestrado em Ciência do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná (2016). Integra o Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação (HISTEDBR/UEPG) e o Grupo de Estudos e Pesquisa Educação, Cultura e Contemporaneidade (UNICENTRO). Coordena o Circo em Contextos. 

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Publicado

2023-10-17

Edição

Seção

Artigos