Experiências de estágio supervisionado em gestão educacional em escola de educação integral no município de Serra (ES)

Autores

  • Carina Copatti UFES
  • Estér Marlene Gonçalves Reis Graduação em andamento em Pedagogia. Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
  • Geldiane Lima Ferreira Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: geldiane.nf@gmail.com
  • Juliana Lirio Santos Lima De Oliveira Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: jlsl.julianalirio@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10605

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Pedagogia. Práxis docente.

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese de ações desenvolvidas em uma escola estadual de Ensino Fundamental e Médio localizada no município da Serra/ES, como parte da disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão escolar, onde o grupo de acadêmicas desenvolveu sua experiência formativa em interação com a equipe gestora da referida instituição escolar. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é refletir sobre as atividades que permeiam a gestão escolar com o intuito de analisar teoria e prática em interação, compondo uma práxis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se constitui pela interação com autores que abordam temas como educação de qualidade, gestão democrática escolar e formação do pedagogo e a análise de uma experiência de estágio em instituição escolar, a qual foi possível por meio do registro em diário de pesquisa de atividades diversas, como o cotidiano escolar e as reflexões do diretor da escola, por meio de entrevista.

Biografia do Autor

Carina Copatti, UFES

Docente do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2019) com Pós-doutorado em Políticas Educacionais pelo Programa de Pós-graduação em Educação - UFFS, campus Chapecó. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2014). Graduada em Pedagogia Pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER, 2020)

Estér Marlene Gonçalves Reis, Graduação em andamento em Pedagogia. Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

Geldiane Lima Ferreira, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: geldiane.nf@gmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: geldiane.nf@gmail.com

Juliana Lirio Santos Lima De Oliveira, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: jlsl.julianalirio@gmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: jlsl.julianalirio@gmail.com

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Publicado

2023-07-20

Edição

Seção

Artigos