Experiências de estágio supervisionado em gestão educacional em escola de educação integral no município de Serra (ES)
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10605Palabras clave:
Estágio supervisionado. Pedagogia. Práxis docente.Resumen
Este artigo apresenta uma síntese de ações desenvolvidas em uma escola estadual de Ensino Fundamental e Médio localizada no município da Serra/ES, como parte da disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão escolar, onde o grupo de acadêmicas desenvolveu sua experiência formativa em interação com a equipe gestora da referida instituição escolar. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é refletir sobre as atividades que permeiam a gestão escolar com o intuito de analisar teoria e prática em interação, compondo uma práxis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se constitui pela interação com autores que abordam temas como educação de qualidade, gestão democrática escolar e formação do pedagogo e a análise de uma experiência de estágio em instituição escolar, a qual foi possível por meio do registro em diário de pesquisa de atividades diversas, como o cotidiano escolar e as reflexões do diretor da escola, por meio de entrevista.Citas
BERNARDY, Katieli. PAZ, Dirce Maria Teixeira. Importância do Estágio Supervisionado para a Formação de Professores. Rio Grande do Sul. 2012.
BRASIL, Lei Federal nº 11.645, de 10 março de 2008. Art 26-A, indicio I e II, da Constituição Federal. Disponível em> http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em outubro, 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da educação. Brasília, 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal. Brasília, 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.
BRASIL. Reforma do Ensino Médio. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em out. 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CEB 2/2012. Diário Oficial da União, Brasília, 31 de janeiro de 2012, Seção 1, p. 20.
DIRETRIZES PEDAGÓGICAS. Governo do Estado do Espírito Santo. Secretaria da Educação. 2022.
FONSECA, Marília. Projeto político-pedagógico e o Plano de desenvolvimento da escola: duas concepções antagônicas de gestão escolar. Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 302-318, dezembro de 2003. Disponível em: http://. Acesso, out. 2022.
GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
HONORATO, Hercules Guimarães. O gestor escolar e suas competências: a liderança em discussão. Rio de Janeiro. 2012.
LIBÂNEO, José C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Editora alternativa, 2004.
LIBÂNEO, José C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 1, p. 2012.
MARQUES, Mario Osorio. A formação do profissional da educação. 5. ed. Brasília: Editora Inep, 2006. (Coleção Mario Osorio Marques).
OLIVEIRA, Cleyton de. SILVA, Guaracy. O Novo Regime Fiscal: tramitação e impactos para a educação. RBPAE. v. 34, n. 1, p. 253 - 269, jan./abr. 2018.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: Introdução crítica. 17. rev. e ampli. São Paulo: Editora Cortez, 2012.
PARO, Vitor Henrique. Direção escolar e coordenação pedagógica: Práticas e vivências. In PARO Vitor Henrique. Escritos sobre a educação. São Paulo: Xamã, 2001.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2012.
PASINATO, Darciel. FÁVERO, Altair A. As políticas neoliberais no Brasil: Sua influência na educação básica e superior. Revista Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, v.15, n.3, p.903-928, jul./set., 2020.
PERONI, Vera. CAETANO, Maria R. LIMA, Paula de. Reformas educacionais de hoje: As implicações para a democracia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 415-432, jul./dez. 2017.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. SOUZA, Lucia Trevisan. O coordenador pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Fundação Carlos Chagas (FCC), 2011.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL. EEEFM Antônio Engrácio da Silva. Serra, 2017.
PPC. Projeto Pedagógico do Curso Educação Básica - Ensino Fundamental. Governo do Estado do Espírito Santo. Secretaria de Estado de Educação. Superintendência Regional de Educação de Carapina. Serra, 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.