Constituição docente em licenciaturas do IFFar: o que têm a Pedagogia e as(os) pedagogas(os) professores a ver com isso?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10608

Palavras-chave:

Conhecimento de Professor, Saberes Docentes, Intercomplementaridade das Ciências, Formação Inicial de Professores, Análise Textual Discursiva.

Resumo

O texto apresenta compreensões sobre as implicações teórico-práticas do trabalho docente de pedagogas(os) e da Pedagogia em cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Farroupilha. Busca compreender “o que é isso que se mostra sobre a Pedagogia e a(o) pedagoga(o) docente na configuração dos cursos de licenciatura do IFFar”, analisando textos-discursos de sujeitos parte deste contexto de formação inicial de professores: Docentes da Pedagogia, Coordenadores de Curso e Sujeitos em devir docente que compartilharam seus entendimentos sobre o fenômeno investigado, por meio de uma entrevista semiestruturada respondida no Google Forms. Sob os pressupostos da Análise Textual Discursiva, objetiva reconhecer e analisar marcas da atuação docente de pedagogas(os) e da Pedagogia, em cursos de licenciatura da referida instituição. Em meio à tempestade de luz, os movimentos de unitarização e categorização levaram a compreensões emergentes sobre duas categorias: (1) Intercomplementaridade dos saberes docentes e das diferentes Ciências na Formação Inicial de Professores e (2) A natureza de inédito viável da organização administrativo-pedagógica dos IFs. Essas são marcas singulares da atuação docente de pedagogas(os) em um contexto também singular: cursos de licenciaturas de Ciências Biológicas, Física e Química em um Instituto Federal. À luz delas, o texto explicita a compreensão de que a “Pedagogia referência e praticada” no IFFar está ao encontro da premissa de que, de forma articulada às outras Ciências da Educação e às Ciências da Natureza, responde à abordagem da multidimensionalidade e interdisciplinaridade do fenômeno educativo. Ainda, evidencia a compreensão de que as licenciaturas nos IFs são espaços-tempos para o inédito viável, tanto para a formação inicial de professores, para os Sujeitos em devir docente, quanto para a formação continuada dos docentes que nelas atuam, em um processo formativo que privilegia o fortalecimento de comunidades formativas.

Biografia do Autor

Cátia Keske, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutorado em Educação nas Ciências - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2022). Mestrado em Educação nas Ciências - Unijuí, bolsista CAPES (2011). Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - UFRGS (2010). Graduação em Pedagogia - Unijuí (2006). Docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi.

Maria Cristina Pansera-de-Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Professora titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. Coordena o Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Ensino de Ciências GIPEC-Unijuí.

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Publicado

2023-07-21

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Artigos