Constituição docente em licenciaturas do IFFar: o que têm a Pedagogia e as(os) pedagogas(os) professores a ver com isso?
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10608Keywords:
Conhecimento de Professor, Saberes Docentes, Intercomplementaridade das Ciências, Formação Inicial de Professores, Análise Textual Discursiva.Abstract
O texto apresenta compreensões sobre as implicações teórico-práticas do trabalho docente de pedagogas(os) e da Pedagogia em cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Farroupilha. Busca compreender “o que é isso que se mostra sobre a Pedagogia e a(o) pedagoga(o) docente na configuração dos cursos de licenciatura do IFFar”, analisando textos-discursos de sujeitos parte deste contexto de formação inicial de professores: Docentes da Pedagogia, Coordenadores de Curso e Sujeitos em devir docente que compartilharam seus entendimentos sobre o fenômeno investigado, por meio de uma entrevista semiestruturada respondida no Google Forms. Sob os pressupostos da Análise Textual Discursiva, objetiva reconhecer e analisar marcas da atuação docente de pedagogas(os) e da Pedagogia, em cursos de licenciatura da referida instituição. Em meio à tempestade de luz, os movimentos de unitarização e categorização levaram a compreensões emergentes sobre duas categorias: (1) Intercomplementaridade dos saberes docentes e das diferentes Ciências na Formação Inicial de Professores e (2) A natureza de inédito viável da organização administrativo-pedagógica dos IFs. Essas são marcas singulares da atuação docente de pedagogas(os) em um contexto também singular: cursos de licenciaturas de Ciências Biológicas, Física e Química em um Instituto Federal. À luz delas, o texto explicita a compreensão de que a “Pedagogia referência e praticada” no IFFar está ao encontro da premissa de que, de forma articulada às outras Ciências da Educação e às Ciências da Natureza, responde à abordagem da multidimensionalidade e interdisciplinaridade do fenômeno educativo. Ainda, evidencia a compreensão de que as licenciaturas nos IFs são espaços-tempos para o inédito viável, tanto para a formação inicial de professores, para os Sujeitos em devir docente, quanto para a formação continuada dos docentes que nelas atuam, em um processo formativo que privilegia o fortalecimento de comunidades formativas.
References
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956
BRASIL. Resolução CNE/CP n° 2/2022. Altera o Art. 27 da Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, 31 de agosto de 2022, Seção 1, p. 112.
BRASIL. Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Ministério da Educação, 2019. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de abril de 2020, Seção 1, pp. 46-49.
BRASIL. Resolução CNE/CP 02/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, 2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de julho de 2015 – Seção 1 – pp. 8-12.
BRASIL. Resolução CNE/CP 02/2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica, em nível superior. Diário Oficial da União, Brasília, 2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 9.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Sobre a fenomenologia. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ESPOSITO, Vitória Helena Cunha. A pesquisa qualitativa em educação: um enfoque fenomenológico. Piracicaba: Editora Unimep, 1994. p. 15-22.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro; LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento. Educação em Foco, [S. l.], v. 14, n. 17, p. 55-78, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 47 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas sobre o saber
docente. 3. ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2013.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.
KESKE, Cátia. PANSERA-DE-ARAÚJO, Maria Cristina. Trabalho docente de pedagogas(os) em licenciaturas de um Instituto Federal: entremeios e desenvolvimento profissional. Revista Espaço Pedagógico, v. 29, n. 3, p. 876-900, 15 mar. 2023. https://doi.org/10.5335/rep.v29i3.13643
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia como Ciência da Educação: objeto e campo investigativo. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. (orgs.) Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021. p. 152-187.
LIBÂNEO, José Carlos. Que destino os educadores darão à Pedagogia? In: PIMENTA, Selma Garrido. (org.) Pedagogia, Ciência da Educação? 5 ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 107-134.
MARQUES, Mario Osorio. Pedagogia: a ciência do educador. 2 ed. Ijuí: Unijuí, 1990.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. rev. e ampl. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.
MORAES, Roque. GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009
NÓVOA, Antònio Sampaio. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019. https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/novoa.pdf
NÓVOA, Antònio Sampaio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v.47, n.166, p.1106-1133, out./dez. 2017. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4843
NÓVOA, Antònio Sampaio. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, Antònio Sampaio. (org). Profissão professor. 2 ed. Porto: Porto Editora, 2014.
NÓVOA, Antònio Sampaio. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. S. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 2013.
PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: uma revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Natal: IFRN, 2010.
PACHECO, Eliezer. Desvendando os institutos federais: identidade e objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n° 1, p. 4-22, 2020 – Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. https://doi.org/10.36524/profept.v4i1.575
PIMENTA, Selma Garrido; ANATASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos CENPEC, v. 4, n. 2, p. 196-229, 2014. http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.293
SOUSA, Robson Simplício de; GALIAZZI, Maria do Carmo. Compreensões Acerca da Hermenêutica na Análise Textual Discursiva: Marcas Teórico-Metodológicas à Investigação. Contexto e Educação, Unijuí, ano 31, nº 100, p. 33-55, set./dez., 2016. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.100.33-55
TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos
para a frente, três para trás. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p.
-571, abr.-jun. 2013. https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000200013
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.