Educação especial e a influência do paradigma da inclusão nos sistemas educacionais brasileiro: um olhar para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10609Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Formação de professores, Atendimento Educacional EspecializadoResumo
O artigo "Educação especial e a influência do paradigma da inclusão nos sistemas educacionais brasileiro: um olhar para a formação docente” tem como objetivo analisar e debater em meio a sociedade heterogênea que nos encontramos, a necessidade da implementação do paradigma inclusivo da educação. A forma inclusiva com que a educação vem se mostrando pretende ser mais coerente com a diversidade que encontramos nas pessoas, inclusive com relação aos estudantes que são pessoas com deficiência (PCD). Essas mudanças passam por muitos níveis, incluindo as legislações e políticas públicas inclusivas, mostrando como elas influenciaram positivamente o número de matrículas dessa população no ciclo básico, as construções sociais sobre o papel da escola e do professor na inclusão efetiva do estudante, as práticas docentes, e a formação de professores, ressaltando ainda, como os degraus acadêmicos tendem a ser cada vez mais excludentes com os estudantes PCD, e como a sociedade ainda precisa se despir de preconceitos para encarar o paradigma inclusivo.
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