Escolarização Obrigatória: algumas condições para sua aparição enquanto valor de verdade

Autores

  • Ketlin Kroetz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Paula Correa Henning Universidade Federal do Rio Grande
  • Jose Luis Schifino Ferraro PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10786

Palavras-chave:

Educação, Escolarização compulsória, História da Educação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar alguns traçados da história da educação e seus desdobramentos para consolidação da escola para todos e como obrigatória. Toma como lentes teóricas os estudos de Friedrich Nietzsche, Michel Foucault e outros autores que assumem a mesma perspectiva no campo educacional. O texto estranha a consolidação da escolarização obrigatória e todas as verdades que aí se encontram, desconfiando da invenção a respeito da sua necessidade e da sua garantia de direitos. A partir do estranhamento à história, talvez seja possível, enquanto professores, criarmos outros modos de habitar a escola.

Referências

AZEVEDO, F. Manifesto dos pioneiros da Educação Nova. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010

BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm. Acesso em: 24 jan. 2023.

COMENIUS, J. A. Didática magna. São Paulo: Martins Fontes, 1997

DURKHEIM, E. Historia de la educación y de las doctrinas pedagógicas. La Piqueta: Madri, 1992.

DUSSEL, I. Foucault e a escrita da história: reflexões sobre os usos da genealogia. Educação & Realidade, Porto Alegre. v.29, n.1, jan./jun., p. 45-68, 2004.

DUSSEL, I.; CARUSO, M. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população. Curso no Collège de France (1977- 1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 28. ed. Rio de Janeiro: Graal. 2014a

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2014b

FOUCAULT, Michel. O intelectual e os poderes. In.: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos VI. Repensar a Política. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2010. P. 371-376.

GAUTHIER, C. O nascimento da escola na Idade Média. In: GAUTHIER, C.; TARDIFF, M. (Org.). A pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Editora Vozes, 2010, p. 61-88.

HATTGE, M.D. Performatividade e inclusão no movimento Todos Pela Educação. 2014. 182f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014.

HENNING, Paula Corrêa e FERRARO, José Luís. A relação escola-Estado: provocações de Nietzsche e Foucault para pensarmos nossa atualidade. Educação em Revista. No prelo.

KANT, I. Sobre a pedagogia. Piracicaba, SP: UNIMEP, 2002.

KROETZ, Ketlin. Evasão escolar e governamentalidade: uma analítica das tecnologias de governamento para a manutenção de todos na escola. 299f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre, 2019.

LARROSA, J. O enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: LARROSA, J. Imagens do Outro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011

NIETZSCHE, Friedrich. Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino [1872]. In.: NIETZSCHE, Friedrich. Escritos sobre educação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2003a. P.40-137.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo: de como a gente se torna o que a gente é. Porto Alegre, L&PM, 2003b.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

PEREIRA, M. V. Traços de fundamentalismo pedagógico na formação de professores. Revista Iberoamericana de Educación, v. 47, n. 5, p. 1-13, 2008.

POPKEWITZ, T. S. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA, T. T. da (Org.). O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.173-210.

POPKEWITZ, T. S. Reforma educacional: uma política sociológica. Poder e conhecimento em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

RESENDE, H. A infância sob o olhar da pedagogia: traços da escolarização na Modernidade. In: RESENDE, H. (Org.) Michel Foucault: o governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 127-140.

TEIXEIRA, A. S. Educação é um direito. São Paulo: Editora Nacional, 1969.

VARELA, J.; ALVAREZ-URÍA, F. A maquinaria escolar. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 6, 1992. p.225-246. Disponível em: . Acesso em: 4 jan. 2016.

Downloads

Publicado

2023-10-20

Edição

Seção

Artigos