Teoria sócio–histórica: uma reflexão a partir dos jogos digitais aplicados ao ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10796Palavras-chave:
Jogos pedagógicos, Material didático, Tecnologia e didática.Resumo
Este estudo tem suporte na teoria sócio-histórica e apresenta reflexões sobre as tecnologias educacionais aplicadas como instrumentos de interação e mediação, e, portanto, capazes de ativar processos mentais por meio de diferentes estímulos e linguagens. Para tal, são reportadas experiências provenientes da instrumentalização do jogo Quizz Química desenvolvidas com o auxílio de um Guia Pedagógico. O guia aborda os conteúdos curriculares, ao mesmo tempo em que suporta a compreensão dos processos cognitivos relacionados. A presente investigação ocorreu na Escola Estadual XXXXX (XXXXX-MG) com estudantes do Ensino Médio Integrado do Curso de Administração. Utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação, a qual envolveu a observação da prática pedagógica no ensino de Química e a aplicação de questionários a estudantes e professores. Os estudantes foram unânimes em considerar que a compreensão do conteúdo foi simplificada e afirmaram desejar mais aulas com jogos digitais. Os resultados sugerem elevado potencial mediático e estímulo ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, possibilitando melhor apreensão do conteúdo. Entretanto, é importante compreender que esta experiência positiva não significa que o uso de tecnologias digitais por si só modifica o processo de aprendizagem, sendo imprescindível a atuação e mediação do professor para que o objetivo pedagógico seja alcançado.
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