Teoria sócio–histórica: uma reflexão a partir dos jogos digitais aplicados ao ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10796Palabras clave:
Jogos pedagógicos, Material didático, Tecnologia e didática.Resumen
Este estudo tem suporte na teoria sócio-histórica e apresenta reflexões sobre as tecnologias educacionais aplicadas como instrumentos de interação e mediação, e, portanto, capazes de ativar processos mentais por meio de diferentes estímulos e linguagens. Para tal, são reportadas experiências provenientes da instrumentalização do jogo Quizz Química desenvolvidas com o auxílio de um Guia Pedagógico. O guia aborda os conteúdos curriculares, ao mesmo tempo em que suporta a compreensão dos processos cognitivos relacionados. A presente investigação ocorreu na Escola Estadual XXXXX (XXXXX-MG) com estudantes do Ensino Médio Integrado do Curso de Administração. Utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação, a qual envolveu a observação da prática pedagógica no ensino de Química e a aplicação de questionários a estudantes e professores. Os estudantes foram unânimes em considerar que a compreensão do conteúdo foi simplificada e afirmaram desejar mais aulas com jogos digitais. Os resultados sugerem elevado potencial mediático e estímulo ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, possibilitando melhor apreensão do conteúdo. Entretanto, é importante compreender que esta experiência positiva não significa que o uso de tecnologias digitais por si só modifica o processo de aprendizagem, sendo imprescindível a atuação e mediação do professor para que o objetivo pedagógico seja alcançado.
Citas
ALVES, Janainne Nunes et al. Ciências na pandemia: uma proposta pedagógica que envolve interdisciplinaridade e contextualização. Revista Thema, v. 18, p. 184-203, 2020. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.184-203.1850. Disponível em: <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1850> Acesso em: 15 jul.2021.
ALVES, J. N. et al. IFQuimical: uma proposta de mediação no processo ensino-aprendizagem de química. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, p. 61, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.61. Disponível em: <http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/7954> Acesso em: 13 nov.2019.
BRALI´C, A.; DIVJAK, B., B.Integrating moocs in traditionally taught courses: achieving learning outcomes with blended learning. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 15, n. 1, p. 2,2018. DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-017-0085-7. Disponível em: < https://link.springer.com/article/10.1186/s41239-017-0085-7> Acesso em: 13 nov.2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf > Acesso em: 29 set.2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versãofinal_site.pdf> Acesso em: 02 dez.2019.
DA SILVA SANTIAGO, P. V.; DE SOUSA, R. T.; ALVES, F. R. V. O ensino de funções do 1º grau por meio da gamificação com o Escape Factory. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 8, p. e178822-e178822, 2022. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1788. Disponível em: <https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1788> Acesso em: 26 jan.2022.
DE OLIVEIRA, J. R. S. A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de Química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 3, p. 25-45, 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38134>. Acesso em:11 out.2019.
DIAMOND, A.; LEE, K. Interventions Shown to Aid Executive Function Development in Children 4 to 12 Years Old. Science, Washington DC, v. 333, n.6045, p. 959-964, 2011. DOI: 10.1126/science.1204529.
FIGUEIREDO, N. M. A. Método e metodologia na pesquisa científica. São Paulo: Yendis. 2008.
GORBUNOVA, I. B.; PANKOVA, A. A. Ensino de Ciência da Computação e Estudos de Tecnologia da Informação para alunos de especialidades musicais e pedagógicas. Educ. Form., Fortaleza, v. 5, n.3, p.1-17,2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i15set/dez.3350
LI, R. et al. Reducing Backward Masking Through Action Game Training. Journal of Vision, Rockville, v. 10, n. 14, p. 33-33, 2010. DOI: https://doi.org/10.1167/10.14.33. Disponível em: <https://jov.arvojournals.org/article.aspx?articleid=2193741> Acesso em: 02 dez.2022.
MITCHELL, A.; SAVILL-SMITH, C. The use of computer and video games for learning. A review of the literature, 2004. Disponível em: < https://dera.ioe.ac.uk/5270/7/041529_Redacted.pdf> Acesso em: 02 dez.2022.
MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H.; ROMANELLI, L. I. A proposta curricular de química do estado de Minas Gerais: fundamentos e pressuposto. Química Nova, n. 2, p. 273-283,2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422000000200022. Disponível em: <http://quimicanova.sbq.org.br/default.asp>. Acesso em:11 out.2019.
NARANJO, C. A. et al. Teaching Process for Children with Autism in Virtual Reality Environments, In Proceedings of the 2017 9th International Conference on Education Technology and Computers, p. 41-45, 2017.DOI: https://doi.org/10.1145/3175536.3175582.
PAIVA, C. A.; TORI, R. Jogos Digitais no Ensino: processos cognitivos, benefícios e desafios. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, p. 1-4, 2017. Disponível em: <http://www.sbgames.org/sbgames2017/papers/CulturaShort/1 75287.pdf>. Acesso em:10 nov.2020.
PREBIANCA, G. V. V. et al. O uso de softwares educacionais como ferramentas mediacionais e de inclusão tecnológica. ETD: Educação Temática Digital, v. 15, n. 3, p. 474-494, 2013. Disponível em: < http://educa.fcc.org.br/pdf/etd/v15n03/v15n03a06.pdf>. Acesso em:09 jan.2020.
RAMOS, D. Jogos Cognitivos Eletrônicos: contribuições à aprendizagem no contexto escolar. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 18, p. 19-32, 2013. Disponível em: < http://cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/848>. Acesso em:09 jan.2020.
RAMOS, D. K.; SEGUNDO, F. R. Jogos Digitais na Escola: aprimorando a atenção e a flexibilidade cognitiva. Educação & Realidade, v. 43, n. 2, p. 531-550, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623665738. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/edu cacaoerealidade/article/view/65738>. Acesso em:13 out.2019.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
DOS SANTOS, G. A.; BRABO, J. C. Atividades metacognitivas para o ensino-aprendizagem de Vida e Evolução nos anos iniciais. Educação, Ciência e Cultura, v. 27, n. 3, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v27i3.8826. Disponível em:< https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8826> Acesso em: 26 jan.2023.
SILVA, D.L.M.; REBOUÇAS, A.D.D.; MyQuímica – Um jogo para auxiliar no ensino aprendizagem das nomenclaturas químicas. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, 2011. Disponível em: < http://ojs.sector3.com.br/index.php/sbie/issue/view/48>. Acesso em:13 out.2019.
SYDORENKO, V. V., YERMOLENKO, A. B., LUK?IANCHUK, A. N., DENYSOVA, A. V. & KHARAGIRLO, V. Y. Platform “Profosvita” as innovative educational and digital environment for specialists' professional development. Educação e Formação, v. 5, n. 03, p. e3397, 2020. Disponível em:< https://www.redalyc.org/journal/5858/585865676019/585865676019.pdf> Acesso em: 10.set.2021.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação & Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, dezembro de 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/3DkbXnqBQqyq5bV4TCL9NSH/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 31 maio. 2020.
VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSK Y, L. S. A formação social da mente 4. ed. Martins Fontes: São Paulo, 1991.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.