Que Pensam os Estudantes Universitários sobre a Procrastinação Acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i3.10818Palavras-chave:
Procrastinação acadêmica, Estudantes universitários, QualitativoResumo
O presente estudo teve como objetivo explorar a procrastinação acadêmica na percepção de estudantes universitários. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e exploratória, da qual participaram oito alunos de diferentes períodos e cursos. Os dados foram obtidos por meio da técnica denominada grupo focal, que foi processada no software IRAMUTEQ e analisada a partir da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Os resultados indicam que os alunos têm consciência da procrastinação, são capazes de compreender o momento em que ocorre o comportamento, declarando-se conscientes dos motivos e das consequências negativas a nível pessoal, académico e relacional. Apesar dos grandes transtornos e problemas causados pelo adiamento, eles dizem não conseguir controlar a procrastinação. O conhecimento produzido pode colaborar com ações institucionais eficientes sobre o comportamento de procrastinação.
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