Que Pensam os Estudantes Universitários sobre a Procrastinação Acadêmica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i3.10818

Palabras clave:

Procrastinação acadêmica, Estudantes universitários, Qualitativo

Resumen

O presente estudo teve como objetivo explorar a procrastinação acadêmica na percepção de estudantes universitários. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e exploratória, da qual participaram oito alunos de diferentes períodos e cursos. Os dados foram obtidos por meio da técnica denominada grupo focal, que foi processada no software IRAMUTEQ e analisada a partir da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Os resultados indicam que os alunos têm consciência da procrastinação, são capazes de compreender o momento em que ocorre o comportamento, declarando-se conscientes dos motivos e das consequências negativas a nível pessoal, académico e relacional. Apesar dos grandes transtornos e problemas causados pelo adiamento, eles dizem não conseguir controlar a procrastinação. O conhecimento produzido pode colaborar com ações institucionais eficientes sobre o comportamento de procrastinação. 

Biografía del autor/a

Isabela Silva Rodrigues, Universidade Salgado de Oliveira

Mestre em Psicologia Social Universidade Salgado de Oliveira.

Adriana Benevides Soares, Universidade Salgado de Oliveira e Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular do Departamento de Cognição e Desenvolvimento e do programa de Pós-gradução em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Professora Titular do programa de Pós-gradução em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pela Uniredentor e estágio pós-doutoral realizado na Universidade Federal de São Carlos e na Universidade São Francisco.

Marcia Cristina Monteiro, Universidade Salgado de Oliveira

Doutora pela Universidade Salgado de Oliveira. Estágio Pós-doutoral Universidade Salgado de Oliveira e Univiersidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora no Programa de Pós-graduação Universidade Salgado de Oliveira. Psicoterapeuta Cgnitivo Comportamental . Orientadora Educacional Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2023-12-06

Número

Sección

Artigos