Humanização e personalismo na educação musical: abordagens em um projeto social católico

Autores

  • Mateus Vinicius Corusse Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.18316/1096

Palavras-chave:

Educação musical, Projeto social, Música e humanização, Personalismo

Resumo

O presente artigo expõe a atuação da educação musical em um projeto social no interior de São Paulo, com a proposta de uma educação que vise a humanização. Como referencial teórico para tal humanização está o personalismo, expresso em Karol Wojtyla. Serão apresentados uma breve contextualização da realidade do projeto, um panorama da atuação na área de música, os objetivos sociais de tal atuação e uma pequena abordagem das atividades desenvolvidas. O projeto tem por princípio, através das diversas atividades desenvolvidas, fornecer um espaço de complementação educacional, social e formação humana e cultural. Nele são atendidas cento e vinte crianças e adolescentes, no turno oposto à escola. A educação musical, neste contexto, enquadra-se na proposta de humanização, numa visão que busca reconhecer a pessoa do educando. Por meio deste reconhecimento há a estruturação das relações que ocorrem em tal ambiente, embasando-se no respeito, amor e afeto. A busca pela humanização ocorre juntamente com o ensino dos conteúdos musicais. Um não nega a qualidade do outro, nem o exclui, mas ambos complementam-se. Por meio das atividades musicais, há a busca por um contato com outro e consigo mesmo, proporcionando um canal de expressão e autoconhecimento, bases para construção da pessoa e consequentemente da humanização. Em tal proposta, é bastante presente a valorização das práticas lúdicas e dos jogos e brincadeiras musicais. Além disso, é valorizado todo o processo de criação de um ambiente de diálogo através das atividades desenvolvidas. Como meio de desenvolvimento da prática musical está a expressão corporal e a utilização dos movimentos. Como conclusão de tal prática emergem questões como a sensibilidade do educador ao lidar com questões sociais. Outro ponto relevante é o debate sobre a qualidade da formação do educador musical para atuar em tais contextos. Por fim há a questão de como desenvolver tal prática visando objetivos concretos que contemplem tanto os aspectos musicais, quanto humanos.

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Publicado

2013-07-02

Edição

Seção

Experiências