Humanização e personalismo na educação musical: abordagens em um projeto social católico
DOI:
https://doi.org/10.18316/1096Palabras clave:
Educação musical, Projeto social, Música e humanização, PersonalismoResumen
O presente artigo expõe a atuação da educação musical em um projeto social no interior de São Paulo, com a proposta de uma educação que vise a humanização. Como referencial teórico para tal humanização está o personalismo, expresso em Karol Wojtyla. Serão apresentados uma breve contextualização da realidade do projeto, um panorama da atuação na área de música, os objetivos sociais de tal atuação e uma pequena abordagem das atividades desenvolvidas. O projeto tem por princípio, através das diversas atividades desenvolvidas, fornecer um espaço de complementação educacional, social e formação humana e cultural. Nele são atendidas cento e vinte crianças e adolescentes, no turno oposto à escola. A educação musical, neste contexto, enquadra-se na proposta de humanização, numa visão que busca reconhecer a pessoa do educando. Por meio deste reconhecimento há a estruturação das relações que ocorrem em tal ambiente, embasando-se no respeito, amor e afeto. A busca pela humanização ocorre juntamente com o ensino dos conteúdos musicais. Um não nega a qualidade do outro, nem o exclui, mas ambos complementam-se. Por meio das atividades musicais, há a busca por um contato com outro e consigo mesmo, proporcionando um canal de expressão e autoconhecimento, bases para construção da pessoa e consequentemente da humanização. Em tal proposta, é bastante presente a valorização das práticas lúdicas e dos jogos e brincadeiras musicais. Além disso, é valorizado todo o processo de criação de um ambiente de diálogo através das atividades desenvolvidas. Como meio de desenvolvimento da prática musical está a expressão corporal e a utilização dos movimentos. Como conclusão de tal prática emergem questões como a sensibilidade do educador ao lidar com questões sociais. Outro ponto relevante é o debate sobre a qualidade da formação do educador musical para atuar em tais contextos. Por fim há a questão de como desenvolver tal prática visando objetivos concretos que contemplem tanto os aspectos musicais, quanto humanos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.