A literatura no direito de ouvir: uma proposta pedagógica com o audiolivro na ressocialização de detentos analfabetos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i3.10992

Resumo

A literatura é um direito que humaniza. Ela auxilia na transformação dos sujeitos. Poderia ela nos libertar? Tendo em vista esse questionamento, este artigo tem como objetivo construir uma proposta pedagógica com o uso do audiolivro, por meio de um projeto de remição de pena pela leitura, com detentos analfabetos. Para tanto, utilizamos como fundamentação teórica, no que diz respeito às relações de poder e de dominação no cárcere, Foucault (1978); sobre educação e libertação, Paulo Freire (1970); acerca do direito à literatura, Antonio Candido (2022); sobre o analfabetismo no Brasil, Braga e Mazzeu (2017); no que concerne ao ato de ouvir no processo pedagógico, Bajour (2012); no que tange às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), Oliveira (2020), além das leis que respaldam o projeto de Remição de Pena pela Leitura. Como aporte teórico para a prática do ouvir e para a elaboração da proposta pedagógica, usamos o audiolivro de Daniel Munduruku (2002), Kaba Darebu. Esse artigo parte de uma vivência do autor principal e constitui-se como qualitativo e bibliográfico em sua propositura. Os resultados apontam para a necessidade de repensarmos a prática docente, enquanto profissionais éticos, dispostos a participar do processo de ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Além disso, esta investigação nos aponta como a literatura, enquanto uma garantia, poderá contribuir na vida dos detentos.

 

Biografia do Autor

Fábio Júlio de Paula Borges, Universidade Estadual de Goiás

Licenciado em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas. Mestre em Língua, Literatura e Interculturalidade, pela Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Cora Coralina. Licenciando em Pedagogia, pela UNIBF. Especialista em Linguagem, Cultura e Ensino, pela UEG, Câmpus Metropolitano - Unidade Inhumas. 

Wesley Luis Carvalhaes , Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Letras e Linguística (2016) pela Universidade Federal de Goiás, é Mestre em Letras e Linguística (2009) pela mesma instituição, onde também cursou a graduação em Letras-Português (2005). É graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000). Atualmente, é professor do quadro permanente da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas, atuando na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEG). Também leciona língua portuguesa na educação básica. É membro do grupo de estudos CRIARCONTEXTO: estudos do texto e do discurso (CNPq/UFG) e dedica-se a pesquisas que tomam como corpus o livro didático de português para a abordagem e a discussão dos eventos relacionados à sala de aula de língua materna. Em suas atividades de pesquisa, apoia-se nos pressupostos teórico-metodológicos dos estudos bakhtinianos, da historiografia linguística, da linguística aplicada e dos estudos do texto e do discurso. Interessa-se, igualmente, por pesquisas que discutem a interface filosofia-linguística, notadamente aquelas ligadas à filosofia da linguagem e às teorias do signo.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Edição

Seção

Artigos