A literatura no direito de ouvir: uma proposta pedagógica com o audiolivro na ressocialização de detentos analfabetos
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i3.10992Resumen
A literatura é um direito que humaniza. Ela auxilia na transformação dos sujeitos. Poderia ela nos libertar? Tendo em vista esse questionamento, este artigo tem como objetivo construir uma proposta pedagógica com o uso do audiolivro, por meio de um projeto de remição de pena pela leitura, com detentos analfabetos. Para tanto, utilizamos como fundamentação teórica, no que diz respeito às relações de poder e de dominação no cárcere, Foucault (1978); sobre educação e libertação, Paulo Freire (1970); acerca do direito à literatura, Antonio Candido (2022); sobre o analfabetismo no Brasil, Braga e Mazzeu (2017); no que concerne ao ato de ouvir no processo pedagógico, Bajour (2012); no que tange às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), Oliveira (2020), além das leis que respaldam o projeto de Remição de Pena pela Leitura. Como aporte teórico para a prática do ouvir e para a elaboração da proposta pedagógica, usamos o audiolivro de Daniel Munduruku (2002), Kaba Darebu. Esse artigo parte de uma vivência do autor principal e constitui-se como qualitativo e bibliográfico em sua propositura. Os resultados apontam para a necessidade de repensarmos a prática docente, enquanto profissionais éticos, dispostos a participar do processo de ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Além disso, esta investigação nos aponta como a literatura, enquanto uma garantia, poderá contribuir na vida dos detentos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.