Educação para a cidadania: aproximações ontológicas entre Freud e Freire
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i3.10998Resumo
O artigo desenvolve uma aproximação hermenêutica entre as ontologias de Freud e Freire, a partir da libertação da palavra de pessoas oprimidas. Freire desenvolveu a pedagogia do oprimido cuja práxis combate a introjeção do opressor realizada pelo próprio oprimido. Freud defendeu uma prática clínica que reforça a liberdade no processo de identificação do sujeito que a si mesmo se oprime. O pedagogo e o psicanalista interpretam a massificação do sofrimento humano e social como a opressão do amor. Este artigo de fundamentação teórica conclui que os paradigmas ontológicos de Freire e de Freud ajudam na formação para o exercício da cidadania em contextos sociais de opressão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.