O O Programa de educação tutorial como promotor do tripé universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.11159

Resumo

Resumo: O presente estudo pretendeu discutir o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no Brasil, esse aporte teórico foi utilizado para analisar as atividades, apresentadas no relatório institucional de 2022 do grupo PET Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, buscando demonstrar como o grupo desenvolveu suas atividades respeitando o princípio da indissociabilidade. O Programa de Educação Tutorial-PET é um programa governamental que busca fomentar ensino, pesquisa e extensão, e tem como estratégia a construção de uma prática educacional pautada na integralidade do conhecimento. Conhecer o trabalho desses grupos pode ajudar na melhoria dos processos formativos no ensino superior. Os resultados, após analisar os relatórios de 2022, apontam que o grupo atendeu ao objetivo do programa que é oferecer uma formação ampla e que envolva o tripé universitário.

Palavras chaves: Modelos de Universidade; Tripé Universitário; Programa de Educação Tutorial.

Biografia do Autor

Regina Gonçallo, UFTM

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo
Mineiro - UFTM. Mestre em Educação pela UFTM. Licenciada em
Letras Português/Ingles e Pedagogia. Técnica em Assuntos
Educacionais na UFTM.

Váldina Gonçalves da Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação Matemática e docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação em Ciências e Matemática e na Licenciatura em Matemática da UFTM. Líder do Grupo Gepeduc/CNPq e da Rede de Pesquisa Reppod. E-mail:valdina.costa@uftm.edu.br

Downloads

Publicado

2024-09-06

Edição

Seção

Artigos