A adaptação curricular e o trabalho multidisciplinar para a inclusão de estudantes com Altas Habilidades E Superdotação (AH/SD): Estudo de Caso.

Autores

  • Neusa Carine Leidemer Imhof Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM
  • Andrieli Kurz Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM
  • Neusa Pereira da Silva Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM https://orcid.org/0000-0002-1388-6096

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.11269

Resumo

Neste artigo, compartilhamos reflexões obtidas através de um estudo de caso com um estudante com Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD) e seus professores de modo a compreender as estratégias de adaptação curricular para a inclusão educacional do estudante, bem como, a importância do coensino para o seu pleno desenvolvimento. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, delineada como estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas conduzidas com o estudante com AH/SD, professora regente e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola pública municipal no Rio Grande do Sul (RS), Brasil (BR). A análise dos dados foi realizada utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2011). A análise foi fundamentada com contribuições teóricas de autores que abordaram a temática das Altas Habilidades e Superdotação. Os resultados constataram a importância do reconhecimento do estudante pois foram implementadas estratégias inclusivas de adaptações curriculares, além disso, mostrou-se essencial a colaboração entre a professora regente com a professora do AEE, o coensino desenvolvido na escola garante todo o suporte necessário para desenvolver as potencialidades do estudante.

 

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Publicado

2024-06-27

Edição

Seção

Artigos