A adaptação curricular e o trabalho multidisciplinar para a inclusão de estudantes com Altas Habilidades E Superdotação (AH/SD): Estudo de Caso.
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.11269Resumen
Neste artigo, compartilhamos reflexões obtidas através de um estudo de caso com um estudante com Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD) e seus professores de modo a compreender as estratégias de adaptação curricular para a inclusão educacional do estudante, bem como, a importância do coensino para o seu pleno desenvolvimento. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, delineada como estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas conduzidas com o estudante com AH/SD, professora regente e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola pública municipal no Rio Grande do Sul (RS), Brasil (BR). A análise dos dados foi realizada utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2011). A análise foi fundamentada com contribuições teóricas de autores que abordaram a temática das Altas Habilidades e Superdotação. Os resultados constataram a importância do reconhecimento do estudante pois foram implementadas estratégias inclusivas de adaptações curriculares, além disso, mostrou-se essencial a colaboração entre a professora regente com a professora do AEE, o coensino desenvolvido na escola garante todo o suporte necessário para desenvolver as potencialidades do estudante.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.