A prática pedagógica na construção de comunidades virtuais de aprendizagem e os processos de interação entre seus participantes

Carine de Oliveira Frank, Francisco Coelho, Luciana Backes

Resumo


O presente artigo tem como finalidade propor uma reflexão sobre a prática pedagógica na construção de comunidades virtuais de aprendizagem, no que tange, principalmente, à questão da interação entre os membros da comunidade – dois alunos e a professora – e, também, ao uso das tecnologias digitais virtuais adotadas nessa prática: Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment e rede social Facebook. Para tanto, fez-se a coleta e, posteriormente, a análise dos dados durante a “leitura dirigida: hibridismo tecnológico digital na construção de comunidades virtuais de aprendizagem”, no programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário La Salle. Baseando-nos nos processos de interação estabelecidos entre os participantes da comunidade e entre eles e as tecnologias disponibilizadas – Cmaptools, Prezi e Eduverse –, buscamos um pensar sobre uma prática pedagógica que potencialize os processos interacionais, articulando o físico ao virtual. Com isso, procuramos aprimorar a aprendizagem dos envolvidos, suas relações e interações e, também, propiciar meios de desenvolver a sua autonomia como estudante.


Palavras-chave


Comunidades virtuais; Processos de interação; Prática pedagógica; Tecnologias digitais virtuais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/1139

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN: 2236-6377

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000