A prática pedagógica na construção de comunidades virtuais de aprendizagem e os processos de interação entre seus participantes
DOI:
https://doi.org/10.18316/1139Palabras clave:
Comunidades virtuais, Processos de interação, Prática pedagógica, Tecnologias digitais virtuais.Resumen
O presente artigo tem como finalidade propor uma reflexão sobre a prática pedagógica na construção de comunidades virtuais de aprendizagem, no que tange, principalmente, à questão da interação entre os membros da comunidade – dois alunos e a professora – e, também, ao uso das tecnologias digitais virtuais adotadas nessa prática: Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment e rede social Facebook. Para tanto, fez-se a coleta e, posteriormente, a análise dos dados durante a “leitura dirigida: hibridismo tecnológico digital na construção de comunidades virtuais de aprendizagem”, no programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário La Salle. Baseando-nos nos processos de interação estabelecidos entre os participantes da comunidade e entre eles e as tecnologias disponibilizadas – Cmaptools, Prezi e Eduverse –, buscamos um pensar sobre uma prática pedagógica que potencialize os processos interacionais, articulando o físico ao virtual. Com isso, procuramos aprimorar a aprendizagem dos envolvidos, suas relações e interações e, também, propiciar meios de desenvolver a sua autonomia como estudante.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.