Em defesa do tempo-presença
a atividade docente frente ao desafio de sustentar a atenção em ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12016Resumo
O artigo busca discutir o sentido da escola frente ao desafio de assegurar a crítica ao domínio utilitário dos saberes e reafirmar a atenção à pluralidade. Com o objetivo de compor o debate acerca da condição atencional no contexto contemporâneo, investiga formas de apropriação das temporalidades na escola, vinculando a hipótese do tempo-presença como balizador filosófico da atividade docente e elemento estruturador da experiência escolar. Assinala a perspectiva ontológica comum às tradições indígenas como orientação ético-política da atividade docente, em atenção à dignidade dos seres e às múltiplas formas de vida. Reiterando o valor crítico e propositivo do tempo-presença, defende a indissociação entre a atenção e o estudo com vistas à pluralidade como fundamental à experiência escolar. Conclui com a pergunta por temporalidades insurgentes suficientes a criar condições à composição de um projeto de educação mais amplo que o aparelhamento produtivista egocentrado
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.