Em defesa do tempo-presença

a atividade docente frente ao desafio de sustentar a atenção em ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12016

Resumo

O artigo busca discutir o sentido da escola frente ao desafio de assegurar a crítica ao domínio utilitário dos saberes e reafirmar a atenção à pluralidade. Com o objetivo de compor o debate acerca da condição atencional no contexto contemporâneo, investiga formas de apropriação das temporalidades na escola, vinculando a hipótese do tempo-presença como balizador filosófico da atividade docente e elemento estruturador da experiência escolar. Assinala a perspectiva ontológica comum às tradições indígenas como orientação ético-política da atividade docente, em atenção à dignidade dos seres e às múltiplas formas de vida. Reiterando o valor crítico e propositivo do tempo-presença, defende a indissociação entre a atenção e o estudo com vistas à pluralidade como fundamental à experiência escolar. Conclui com a pergunta por temporalidades insurgentes suficientes a criar condições à composição de um projeto de educação mais amplo que o aparelhamento produtivista egocentrado

Biografia do Autor

Bárbara Romeika Rodrigues Marques, Cefet/RJ

Doutora em Educação - UFJF
Mestre em Filosofia - UFRN
Licenciada em Filosofia - UFRN
Docente no Centro Federal de Educação Tecnológica Cefet/RJ (Campus Valença – RJ).
Docente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino do Cefet/RJ (Campus Maracanã – Rio de Janeiro – RJ)

 

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Publicado

2025-05-09

Edição

Seção

Artigos