Contribuições de uma mulher negra, do século XIX, para a cidadania no Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12039

Resumo

Este estudo objetivou desenvolver uma reflexão sobre o ensino de ciências, em uma abordagem antirracista, a partir da figura de uma mulher negra que viveu na região do litoral ocidental maranhense – atual cidade de Guimarães – e de seu papel na sociedade da época. Na pesquisa foram analisados romances e poemas da maranhense Maria Firmina dos Reis, professora e escritora antiescravagista que viveu no século XIX, e abordou o tema da escravidão de maneira genuína, com o protagonismo que atravessou as barreiras do patriarcado com sutileza, sapiência e sabedoria. A conduta e o posicionamento dessa maranhense, propostos para discussão no contexto escolar, a partir do ensino de ciências, nos ensinam sobre a necessidade de se criar representação positiva sobre o negro e o indígena; lutar pela equidade de gênero; e despertar para valorização de conhecimentos científico e cultural de pessoas de raízes africanas e indígenas.

Biografia do Autor

Veronica Maria de Moraes Alexandre SANTANA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestra em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) . Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)  e em História pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada de Sobral - Ceará. Professora da Rede Estadual de Ensino (SEDUC -MA) e supervisora na Rede Municipal de Ensino do Município de Bacuri (SEMEC-BACURI-MA).

Regina Celia de SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Doutora em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestra em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e licenciada em Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É professora Titular da UFMA. Tem desenvolvido pesquisas na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica e nas áreas de Divulgação de Ciências e Educação em Ciências e Matemática.

Maria Consuelo Alves LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Doutora, mestra e graduada em física (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem estágio de pós-doutorado na área de concentração ensino de práticas culturais, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Downloads

Publicado

2025-05-09

Edição

Seção

Artigos