Contribuições de uma mulher negra, do século XIX, para a cidadania no Ensino de Ciências

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12039

Abstract

This study aimed to develop a reflection on science teaching, in an anti-racist approach, based on the figure of a black woman who lived in the western coastal region of Maranhão – current city of Guimarães – and her role in society at the time. The research analyzed novels and poems by Maria Firmina dos Reis, a professor and anti-slavery writer who lived in the 19th century from Maranhão and addressed the issue of slavery in a genuine way, with a leading role that crossed the barriers of patriarchy with subtlety, wisdom and wisdom. The conduct and positioning of this woman from Maranhão, proposed for discussion in the school context, based on science teaching, teach us about the need to create positive representation about black and indigenous people; fight for gender equity; and awakening to the appreciation of scientific and cultural knowledge of people with African and indigenous roots

Author Biographies

Veronica Maria de Moraes Alexandre SANTANA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestra em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) . Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)  e em História pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada de Sobral - Ceará. Professora da Rede Estadual de Ensino (SEDUC -MA) e supervisora na Rede Municipal de Ensino do Município de Bacuri (SEMEC-BACURI-MA).

Regina Celia de SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Doutora em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestra em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e licenciada em Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É professora Titular da UFMA. Tem desenvolvido pesquisas na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica e nas áreas de Divulgação de Ciências e Educação em Ciências e Matemática.

Maria Consuelo Alves LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Doutora, mestra e graduada em física (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem estágio de pós-doutorado na área de concentração ensino de práticas culturais, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Published

2025-05-09

Issue

Section

Articles