A educação para o desenvolvimento humano
interfaces entre a Abordagem das Capacidades Humanas e o Pacto Educativo Global
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12087Resumo
O presente artigo tem como tema o desenvolvimento humano a partir da Abordagem das Capacidades de Martha Nussbaum e da perspectiva do Pacto Educativo Global do Papa Francisco. O objetivo consiste em identificar interfaces entre as referidas abordagens, em face de caracterizar a tarefa educativa que está implícita no desenvolvimento humano. A questão que acompanha o objetivo é: que desafios emergem à educação formal, considerando a abordagem das Capacidades e do Pacto Educativo Global, em um contexto de desigualdades e injustiças persistentes? Quanto à metodologia, o estudo caracteriza-se como básico, em relação à sua natureza, analítico-hermenêutico, quanto ao percurso metodológico, valendo-se dos procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fontes principais textos e documentos originais dos autores em tela. Os resultados enunciam que (i) o progresso econômico não pode ocorrer sem assegurar um adequado desenvolvimento humano; (ii) a educação formal precisa colocar a pessoa no centro do processo formativo, desenvolvendo as capacidades humanas centrais; (iii) a formação de pessoas capazes de cuidar da biodiversidade do planeta, de respeitar as diferentes culturas e de viver em um ambiente democrático requer uma educação alinhada a tais propósitos, qual seja, a educação para o desenvolvimento humano. As principais proposições do artigo evidenciam, portanto, que, embora provenientes de campos distintos, as perspectivas de Nussbaum e Francisco convergem na ênfase de que o desenvolvimento humano só pode ser alcançado por meio de uma abordagem que coloque o ser humano e as suas capacidades no centro das políticas públicas e dos processos educacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.