A educação para o desenvolvimento humano

interfaces entre a Abordagem das Capacidades Humanas e o Pacto Educativo Global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12087

Resumo

O presente artigo tem como tema o desenvolvimento humano a partir da Abordagem das Capacidades de Martha Nussbaum e da perspectiva do Pacto Educativo Global do Papa Francisco. O objetivo consiste em identificar interfaces entre as referidas abordagens, em face de caracterizar a tarefa educativa que está implícita no desenvolvimento humano. A questão que acompanha o objetivo é: que desafios emergem à educação formal, considerando a abordagem das Capacidades e do Pacto Educativo Global, em um contexto de desigualdades e injustiças persistentes? Quanto à metodologia, o estudo caracteriza-se como básico, em relação à sua natureza, analítico-hermenêutico, quanto ao percurso metodológico, valendo-se dos procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fontes principais textos e documentos originais dos autores em tela. Os resultados enunciam que (i) o progresso econômico não pode ocorrer sem assegurar um adequado desenvolvimento humano; (ii) a educação formal precisa colocar a pessoa no centro do processo formativo, desenvolvendo as capacidades humanas centrais; (iii) a formação de pessoas capazes de cuidar da biodiversidade do planeta, de respeitar as diferentes culturas e de viver em um ambiente democrático requer uma educação alinhada a tais propósitos, qual seja, a educação para o desenvolvimento humano. As principais proposições do artigo evidenciam, portanto, que, embora provenientes de campos distintos, as perspectivas de Nussbaum e Francisco convergem na ênfase de que o desenvolvimento humano só pode ser alcançado por meio de uma abordagem que coloque o ser humano e as suas capacidades no centro das políticas públicas e dos processos educacionais.

Biografia do Autor

Junior Bufon Centenaro, Rede La Salle

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF), na linha de Políticas Educacionais. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Especialização em Espiritualidade pela Itepa Faculdades. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS), no qual participa dos projetos de pesquisa "Políticas para Docência Universitária" e "Políticas curriculares para o Ensino Médio". Atuou como Coordenador de Pastoral do Colégio La Salle Carazinho (2022-2024). Possui experiência docente com os componentes curriculares de Filosofia e Ensino Religioso na educação básica. Desenvolve pesquisas nas seguintes temáticas: Políticas Educacionais com ênfase em Políticas Curriculares, Reformas Educacionais, Currículo e Formação Humana na Educação Básica; BNCC; Ensino de Filosofia. Atualmente é Assessor Pedagógico Pastoral da Rede La Salle de Educação no Brasil.

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Publicado

2025-05-09

Edição

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Artigos