Valorização das manifestações culturais locais no documento curricular referencial de Taperoá/BA
um olhar sobre o processo de inclusão no contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12249Resumo
Com o presente trabalho, buscou-se identificar, no Documento Curricular Referencial (DCRT) de Taperoá/BA, alternativas que contribuam para a composição de um currículo culturalmente referenciado, em conformidade com as diretrizes da Lei 10.630/2003, tendo como recorte as manifestações culturais locais, a saber: a Capoeira, o Zambiapunga, as Baianas, o Samba de Roda e a Chegança. Com esse intuito, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, tendo como base de análise o DCRT, homologado em 2020, documento legal que direciona o currículo de Taperoá/BA. Para o exame dos dados, optou-se pela técnica de Análise de Conteúdo. Emergiram, da análise, três categorias: pertencimento; formação identitária; e currículo hegemônico. Os resultados apontam para a valorização de conhecimentos e práticas hegemônicas no currículo escolar da rede de ensino municipal de Taperoá/BA, deixando à margem as manifestações culturais das orientações pedagógicas dos anos finais do Ensino Fundamental. Apesar de trazerem à tona conceitos que enriquecem a história, cultura e as contribuições dos povos africanos, afrodescendentes e afro-brasileiros, no contexto educacional, essas abordagens são consideradas limitadas, diante da vastidão e importância dessa temática. Incluir manifestações culturais no currículo pode ajudar a suprir essa lacuna nos anos finais do Ensino Fundamental. Com efeito, essa abordagem pode contribuir para a formação identitária, o fortalecimento do pertencimento territorial, e, por consequência, da valorização de outras epistemes que o currículo operante não visibiliza.
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