Valorização das manifestações culturais locais no documento curricular referencial de Taperoá/BA

um olhar sobre o processo de inclusão no contexto educacional

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12249

Abstract

With this work, we sought to identify, in the Reference Curricular Document (DCRT) of Taperoá/BA, alternatives that contribute to the composition of a culturally referenced curriculum, in accordance with the guidelines of Law 10.630/2003, taking as a focus the manifestations local cultural traditions, namely: Capoeira, Zambiapunga, Baianas, Samba de Roda and Chegança. With this aim, a bibliographical research was carried out, using the DCRT as a basis for analysis, approved in 2020, a legal document that guides the Taperoá/BA curriculum. To examine the data, the Content Analysis technique was chosen. Three categories emerged from the analysis: belonging; identity formation; and hegemonic curriculum. The results point to the valorization of hegemonic knowledge and practices in the school curriculum of the municipal education network of Taperoá/BA, leaving aside the cultural manifestations of the pedagogical guidelines of the final years of Elementary School Despite bringing to light concepts that enrich the history, culture and contributions of African, Afro-descendant and Afro-Brazilian peoples, in the educational context, these approaches are considered limited, given the vastness and importance of this theme. Including cultural manifestations in the curriculum can help fill this gap in the final years of Elementary School. In effect, this approach can contribute to identity formation, the strengthening of territorial belonging, and, consequently, the appreciation of other epistemes that the operating curriculum does not make visible.

Author Biographies

José Lucas Matias de Eça, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores, PPG-ECFP/UESB (2023). Mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e matemática - PPGCEM, UESC (2020). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física, UNINTER (2017). Especialista em Ensino de Matemática no Ensino Médio, UESB (2017). Graduado em Licenciatura em Matemática, UFRB (2015). Formado em Ensino Médio, CEFET (2008). Possui experiência no âmbito do Ensino Superior (FAZAG e INSTITUTO IMAGEM) de 2017 a 2021 e na Educação Básica (Ensino Fundamental dos anos finais e Ensino Médio) desde 2014. Atualmente é coordenador pedagógico da Escola Municipal Abdon Abdala Ché (Cairu-BA) e professor da Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG). Participa como membro do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Diversidade Cultural (GPEMDiC); Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC); Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais Potencializadoras do Ensino e da Pesquisa em Educação Matemática (GPTDEM); Projeto de Pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (Computer- Assisted Qualitative Data Analysis Software) desenvolvido em ações de Iniciação Científica. Possui como temáticas de interesse: Tendências da Educação Matemática, em especial Modelagem na Educação e Etnomatemática; Formação de professores; Práticas de ensino; ensino e aprendizagem de matemática.

Aldo Lisbôa de Carvalho, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (Cruz das Almas - BA), Especialista em Ética, Educação e Cidadania pela Escola Superior de Teologia - EST (São Leopoldo - RS); Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab (São Francisco do Conde-BA); Especialista em Políticas Públicas em Educação Básica, FACTIVA (Valença-BA); Especialista em Metodologia do Ensino da História pelo Centro Universitário FAVENI (Guarulhos - SP); Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Educacionais ? FACE (Valença-BA), Licenciado em História, pelo Programa Especial de Formação de Docentes da Faculdade de Ciências Educacionais ? FACE (Valença-BA), Bacharel em Direito pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (Valença-BA). Atua como professor de Projeto de Vida, História, Filosofia e Sociologia no Colégio Estadual Estela Aleluia Guimarães em Taperoá-BA (a partir de 01/2019), atuou como professor de História e Língua Portuguesa na Escola Municipal São Brás em Taperoá-BA (de 03/2003 até 01/2019), atuou como professor de Língua Portuguesa na Escola Municipal Manoel Marques de Magalhães em Valença-BA (de 04/2010 até 02/2017), atuou como professor de História na Escola Municipal Professor Humberto Carlos Barbosa Ribeiro em Cairu-BA (de 03/2011 até 01/2014). Já atuou como Diretor Municipal de Ensino da SME - Taperoá-BA, como Secretário Executivo do Conselho do Fundeb ? Taperoá-BA (2007/08), Coordenador de Programas Sociais, junto ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Projovem-Adolescente - Taperoá-BA. Atuou como Estagiário do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo-Sul da Bahia ? IDES em Ituberá-BA 2006/07. Também atuou como professor na disciplina de Filosofia e Ética profissional no curso de Pós-graduação pela Faculdade Hélio Rocha em Ituberá-BA (02/2016), professor de Ética Profissional no Curso do Pronatec (Taperoá/BA e Cairu/BA 2013-2014), atuou com professor de Metodologia do Trabalho Científico I para os cursos de Pedagogia e Administração pelo Instituto Pro-Educar (Cairu/BA 2013) e como Técnico da SEC/BA (PROAM)/ MEC / UFBA (ISP) no Plano de Ações Articuladas - PAR em vinte municípios da Bahia (2009-2011).

Diego Ramon Souza Pereira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos, mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (2018), especialista em Antropologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2015), bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (2015), licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Pós doutorando em Literatura e Arte pelo Pós Crítica Cultural (UNEB). Docente de Sociologia da Rede Estadual da Bahia desde 2013. Docente substituto da Universidade do Estado da Bahia, lecionando prioritariamente Sociologia e Filosofia, (2018-2024). Atuou como tutor do bacharelado em Administração Pública (SEAD/UFBA, 2021-2022) e do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (SEAD/UFBA, 2017-2018). Atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento Social Brasileiro, Ensino de Sociologia, Cultura Organizacional, Estudos Organizacionais, Métodos Qualitativos.

Published

2025-05-07

Issue

Section

Articles