Docência e inclusão na perspectiva da decolonialidade:
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12311Resumo
Ancorado nos Estudos Decoloniais, este artigo traz um relato de experiência que tem por objetivo refletir acerca da inclusão escolar de um estudante com deficiência visual, a partir do resgate de memórias afetivas docentes, são descritas experiências significativas com o estudante de sete anos de idade, e aproximadas à literatura. A metodologia de abordagem qualitativa do tipo descritiva, possibilitou analisar como as interações entre os sujeitos envolvidos desafiaram os estereótipos historicamente construídos sobre o corpo deficiente. Os resultados apontam que essas experiências representam marcos importantes na trajetória de vida, tanto do estudante, quanto dos demais atores escolares, destacando o potencial transformador das práticas inclusivas. Ainda assim, a inclusão de estudantes com deficiência permanece um desafio complexo, reforçando a urgência de ampliar o debate acadêmico e as práticas educativas nessa área. Este estudo reafirma a escola como um espaço central de transformação social e de ressignificação das relações humanas, em que a diferença é acolhida como potência e não como barreira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.