Docência e inclusão na perspectiva da decolonialidade:

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12311

Resumo

Ancorado nos Estudos Decoloniais, este artigo traz um relato de experiência que tem por objetivo refletir acerca da inclusão escolar de um estudante com deficiência visual, a partir do resgate de memórias afetivas docentes, são descritas experiências significativas com o estudante de sete anos de idade, e aproximadas à literatura. A metodologia de abordagem qualitativa do tipo descritiva, possibilitou analisar como as interações entre os sujeitos envolvidos desafiaram os estereótipos historicamente construídos sobre o corpo deficiente. Os resultados apontam que essas experiências representam marcos importantes na trajetória de vida, tanto do estudante, quanto dos demais atores escolares, destacando o potencial transformador das práticas inclusivas. Ainda assim, a inclusão de estudantes com deficiência permanece um desafio complexo, reforçando a urgência de ampliar o debate acadêmico e as práticas educativas nessa área. Este estudo reafirma a escola como um espaço central de transformação social e de ressignificação das relações humanas, em que a diferença é acolhida como potência e não como barreira.

Biografia do Autor

Bianca Rocha Gutterres, Universidade La Salle

Docente do Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil – PPGEDU/ULBRA e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade La Salle - PPGE/UNILASALLE. Membro do Grupo de Pesquisa Cultura Contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas/UNILASALLE.

Cleber Gibbon Ratto, Universidade La Salle

Doutor em Educação – PUC-RS. Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação –UNILASALLE. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. cleber.ratto@unilasalle.edu.br

Francisco Jardel Paim de Freitas, UFRGS

Mestre e Doutorando em Ciências do Movimento Humano/UFRGS. Especialista em Fisiologia do Exercício – UGF. Graduado em Educação Física – ULBRA. Professor de Educação Física na Educação Infantil/Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS e no Ensino Médio/Governo do Estado do RS. Integrante do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte - F3P-EFICE/UFRGS. jardelfreitaz@gmail.com

Downloads

Publicado

2025-05-09

Edição

Seção

Artigos