Fragmentos de um quebra-cabeça: a reconstrução da totalidade em uma experiência de trabalho interdisciplinar no ensino de administração pública

Autores

  • Enio Luiz Spaniol Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG / Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ivoneti da Silva Ramos Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG / Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Rafael Tezza Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG / Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18316/1271

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Economia, Política, Estatística

Resumo

O presente artigo apresenta o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar, por dois semestres consecutivos, na segunda fase do curso de administração públicana Esag/UDESC. Esta integração envolveu professores de métodos estatísticos, teoria econômica e fundamentos de ciência política. O objetivo principal é relatar esta experiência com suas dificuldades e potencialidades integradoras. Como procedimento central, foi elaborado um questionário sócio-econômico-político visando testar a metodologia de identificação de características dos alunos do curso e, com base neste, discutir e integrar as disciplinas de economia, ciência política e estatística. Como resultado, verificou-se que, inúmeras vezes, no processo educacional, aquilo que parece fragmentado para os estudantes, se interliga e ganha sentido na totalidade. Verificou-se ainda a importância e o alcance de um trabalho interdisciplinar no plano da dinâmica didático-pedagógica da educação, motivando alunos mais criativos, críticos e participativos.

Biografia do Autor

Enio Luiz Spaniol, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG / Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Sociologia Política
Professor de Sociologia e Ciências Políticas da Esag/Udesc
Filiado ao grupo de Pesquisa Callipolis

Ivoneti da Silva Ramos, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG / Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Economia
Professora de Economia e Finanças da Esag/Udesc

Filiada ao grupo de Pesquisa Callipolis

Rafael Tezza, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG / Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC)

Professor de estatística dos programas de graduação e pós-graduação em administração.

Filiado ao grupo de Pesquisa Strategos

Downloads

Publicado

2014-03-07

Edição

Seção

Experiências