Supervisor pedagógico: formador ou fiscalizador

Autores

  • Graziela Triches da Silva Professora da Rede Municipal de Ensino de Nova Santa Rita.

DOI:

https://doi.org/10.18316/1278

Palavras-chave:

Educação, Supervisão pedagógica, Formação continuada

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar a função da supervisão pedagógica como fiscalizadora ou formadora. A pesquisa buscou identificar o conceito e a história da função de supervisão pedagógica no Brasil. O artigo apresenta também, através de pesquisa com professores de escolas públicas, o conceito que os mesmos têm da função de tal profissão, bem como uma reflexão sobre os conceitos apresentados pelos autores, utilizados como embasamento teórico do artigo, relacionando-os com os dados obtidos nas entrevistas. O artigo apontou que o supervisor pedagógico atualmente está cumprindo muito mais funções burocráticas, deixando à margem o seu papel dentro da escola, que é o de formador pedagógico e o de coordenador do trabalho dos professores na prática educativa. A pesquisa constatou que, para ter uma educação de qualidade, faz-se necessário o desempenho da função pedagógica do supervisor O presente artigo foi embasado teoricamente em diversos autores, entre os quais,: Rangel (2011; 2001); Almeida e Soares (2010); Urbanetz e Silva (2008); Geglio (2004); Ferreira (2001); Alarcão (2001).

Biografia do Autor

Graziela Triches da Silva, Professora da Rede Municipal de Ensino de Nova Santa Rita.

Formada em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-graduação em Gestão do Trabalho Pedagógico pela UNINTER.

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Publicado

2014-03-07

Edição

Seção

Artigos