Supervisor pedagógico: formador ou fiscalizador

Autores/as

  • Graziela Triches da Silva Professora da Rede Municipal de Ensino de Nova Santa Rita.

DOI:

https://doi.org/10.18316/1278

Palabras clave:

Educação, Supervisão pedagógica, Formação continuada

Resumen

O presente artigo tem o objetivo de analisar a função da supervisão pedagógica como fiscalizadora ou formadora. A pesquisa buscou identificar o conceito e a história da função de supervisão pedagógica no Brasil. O artigo apresenta também, através de pesquisa com professores de escolas públicas, o conceito que os mesmos têm da função de tal profissão, bem como uma reflexão sobre os conceitos apresentados pelos autores, utilizados como embasamento teórico do artigo, relacionando-os com os dados obtidos nas entrevistas. O artigo apontou que o supervisor pedagógico atualmente está cumprindo muito mais funções burocráticas, deixando à margem o seu papel dentro da escola, que é o de formador pedagógico e o de coordenador do trabalho dos professores na prática educativa. A pesquisa constatou que, para ter uma educação de qualidade, faz-se necessário o desempenho da função pedagógica do supervisor O presente artigo foi embasado teoricamente em diversos autores, entre os quais,: Rangel (2011; 2001); Almeida e Soares (2010); Urbanetz e Silva (2008); Geglio (2004); Ferreira (2001); Alarcão (2001).

Biografía del autor/a

Graziela Triches da Silva, Professora da Rede Municipal de Ensino de Nova Santa Rita.

Formada em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-graduação em Gestão do Trabalho Pedagógico pela UNINTER.

Publicado

2014-03-07

Número

Sección

Artigos