Crianças e adolescentes em situação de evasão escolar: desafios e limites da garantia do direito à educação

Autores

  • Eliete Ribeiro Falcão Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas, RS Programa de Pós-Graduação em Educação Docente do curso de Serviço Social - EaD/ULBRA - RS. Servidora da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS – do governo estadual do Rio Grande do Sul.
  • Evaldo Luis Pauly Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.18316/1348

Palavras-chave:

Evasão Escolar, Ficha de Comunicação, Alunos Infrequente, FICAI, Proteção Social

Resumo

Este artigo apresenta uma alteração recente na rede socioassistencial de atendimento e proteção à criança e ao adolescente em situação de evasão escolar, conforme a Resolução Nº 109/2009 do Conselho Nacional de Assis­tência Social (CNAS), que tipifica os Serviços Socioas-sistenciais a serem ofertados pelo Sistema Único de As­sistência Social. A partir da implantação desses serviços, urge um olhar interdisciplinar entre a política educacional e a política assistencial que pressupõe uma intervenção coordenada de diferentes instituições. Nesse contexto ge­ral, o artigo propõe-se discutir a gestão da FICAI a partir das transformações sociais e etárias contemporâneas.

Biografia do Autor

Evaldo Luis Pauly, Unilasalle

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é coordenador do Programa de Pós graduação em Educação e professor do curso de Pedagogia do Centro Universitário La Salle - UNILASALLE de Canoas/RS.

Downloads

Publicado

2014-07-08

Edição

Seção

Artigos