A educação musical em projetos sociais: concepções do desenvolvimento das funções humanas e sociais da música
DOI:
https://doi.org/10.18316/1438Palavras-chave:
Educação musical, Ação Humana e Social, Projeto socialResumo
A música sempre possuiu fortes ligações com questões sociais e humanas. Também na educação musical, principalmente no contexto de projetos sociais, há o desenvolvimento de ações que visam, além do desenvolvimento dos conteúdos específicos, a formação social e humana de seus educandos e educadores. Assim sendo, o presente artigo visa, primeiramente, estabelecer quais as funções que a música desempenha neste sentido, com a coleta dos dados por meio da revisão bibliográfica dá área. Em seguida, é apresentada a problemática da realização desta proposta, que quando mal compreendida, pode realizar-se de modo a diluir a educação musical em objetivos inférteis e pouco efetivos. Por último, são apontados os pressupostos para que as funções humanas e sociais da música sejam desenvolvidas nos processos educativos dos projetos sociais de forma coerente e equilibrada.
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