Bullying virtual: um estudo observacional a partir da linguagem fílmica
DOI:
https://doi.org/10.18316/1459Palavras-chave:
Violência, Poder, Ética, Redes sociais, CyberbullyingResumo
O filme Bullying Virtual, dirigido por Charles Binamé, baseou-se em um caso real passado nos Estados Unidos. O enredo trata de um caso de bullying ocorrido em uma rede social. A trama faz referência ao conceito de cyberbullying e, demonstra como esse fenômeno representa um novo tipo de violência com um potencial destruidor ainda maior, nas relações interpessoais. A análise do filme é apresentada, inicialmente, a partir da discussão em torno dos impactos das redes sociais nas relação interpessoais. Em seguida, são apresentadas algumas concepções sobre poder. A metodologia é apresentada no tópico seguinte, como um estudo observacional, a partir da linguagem fílmica. No tópico destinado a análise, objetivou-se discutir poder, violência e ética nas redes sociais. Por fim, nas considerações finais, aponta-se para as manifestações fundamentais da relação violência e poder no campo da ética.Downloads
Publicado
2014-07-08
Edição
Seção
Em foco
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.