Ampliação da cultura às escolas públicas: das metas do PNC às vias de fato

Autores

  • Almog Griner Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristina Arthmar Mentz Albrecht Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando Dias Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/1841

Palavras-chave:

Dimensões da Cultura, Plano Nacional de Cultura, Cultura nas Escolas, Educação Básica

Resumo

Este estudo tem como objetivo entender como a cultura (em sua dimensão subjetiva) é traduzida em termos objetivos para transformar-se em política pública (instrumento).  Para tal, será feita uma reflexão acerca da pluralidade da compreensão de cultura e das suas dimensões subjetiva e objetiva – de acordo com a classificação proposta por Simmel (2004) – e serão discutidas as metas do Plano Nacional de Cultura que contemplam a educação, buscando compreender até que ponto tais metas colaboram efetivamente para a ampliação do acesso à cultura na Educação Básica das escolas públicas brasileiras.

Biografia do Autor

Almog Griner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração, linha de pesquisa Estudos Organizacionais

Cristina Arthmar Mentz Albrecht, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração, linha de pesquisa Estudos Organizacionais

Fernando Dias Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração, linha de pesquisa Estudos Organizacionais

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Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigos