Educação e cultura contemporânea – pesquisa das novas sociabilidades urbanas.

Autores

  • Cleber Gibbon Ratto Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas / RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/197

Palavras-chave:

educação, cultura, cidade, pesquisa, novas sociabilidades

Resumo

O presente ensaio teórico resulta do esforço por uma justificação filosófica e sociológica para a delimitação de um novo campo e de estratégias de investigação da educação na cultura contemporânea, frente à emergência de novas formas de sociabilidade, sobretudo, nos grandes centros urbanos. Decorre dos desdobramentos teórico-metodológicos fomentados por uma investigação em curso, desenvolvida na interface de dois grandes centros urbanos latino-americanos, a saber: Porto Alegre/RS/Brasil e La Plata/BsAs/Argentina, incluído o período de formação dos estudantes/pesquisadores nesta abordagem de pesquisa.  Partindo do reconhecimento dos desafios que constituem o campo educacional nos dias de hoje, seja na pesquisa ou na formação, busca demarcar e explorar a interface entre a antropologia urbana e a educação, com forte repercussão sobre o campo que se convencionou chamar de Educação e Comunicação. Busca dar subsídios teórico-metodológicos àqueles que se ocupam de pesquisar as práticas educativas das/nas grandes cidades, mormente aquelas que implicam as novas tecnologias da informação e comunicação.

Palavras-chave: educação; cultura; cidade; pesquisa; novas sociabilidades

Abstract:This theoretical essay is an effort by a sociological and philosophical justification for the delimitation of a new field and research strategies of education in contemporary culture, facing the emergence of new forms of sociability especially in big cities. It follows from theoretical and methodological developments supported by an ongoing investigation developed at the interface of two major urban centers in Latin America, namely: Porto Alegre / RS / Brazil and La Plata / BsAs/ Argentina, included the period of training of students / researchers in this research approach. Based on the recognition the challenges that constitute the field of education nowadays, whether in research or training, seeks to demarcate and explore the interface between urban anthropology and education with a strong impact on the so-called field of Education and Communication. It seeks to provide theoretical and methodological subsidies for those who engage in search educational practices of / in big cities especially those involving new technologies of information and communication.

Keywords: Education, Culture, City, Research, New Sociability.

Biografia do Autor

Cleber Gibbon Ratto, Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas / RS

Psicólogo pela Universidade Católica de Pelotas. Psicoterapeuta. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência nas áreas da Psicologia e da Educação, atuando principalmente nos temas ligados aos fundamentos filosóficos e sociológicos destas áreas. Discute temas como educação, cultura contemporânea, comunicação, ética e novas sociabilidades. Atualmente é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (stricto sensu) do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE).

Downloads

Edição

Seção

Artigos