O lugar da família como promotora da inclusão social na cultura da supermodernidade.
DOI:
https://doi.org/10.18316/206Palavras-chave:
Lugar da família, Cultura, Estimulação precoce, Inclusão socialResumo
Este artigo tem como foco principal refletir e analisar o lugar da família e o seu papel como promotora da inclusão social, nos dias de hoje. Entender sua complexidade requer a compreensão de sua história cultural, sua estrutura e características de funcionamento, numa visão holística e transdisciplinar. Enfatiza também a família inclusiva que ao ter um bebê deficiente e com ajuda especializada em Estimulação precoce, bem orientada, com ações positivas frente às diferenças, saberá negociar “entre-lugares”, lugares e “não-lugares”, no cotidiano; fará da educação inclusiva um espaço solidário e inovador, deixando suas marcas na cultura desse século. Há diversos tipos de família com seus conflitos/crises e necessidades, porém a família ideal é aquela que cumpre com o seu papel social de cuidar/educar, proteger/dar afeto a todas as crianças com ou sem deficiência.
Unitermos: Lugar da família, Cultura, Estimulação precoce, Inclusão social.
Abstract: This article focuses primarily reflect and analyze the place of the family and its role as a promoter of social inclusion nowadays. Understanding its complexity requires an understanding of its cultural history, its structure and operating characteristics, in a holistic and transdisciplinary view. It also emphasizes the inclusive family that having a disabled infant and expert help on Early stimulation, well directioned, with positive action face of differences will know how to negotiate "between-places," places and “non-places”, in everyday will make inclusive education a supportive and innovative space leaving their mark on the culture of this century. There are several types of families with conflicts / crises and needs, but the ideal family is one that fulfills their social role of caring/educating, protecting/ giving affection to all children with or without disabilities.
Keywords: Place of the family, Culture, Early Stimulation, Social Inclusion.Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.