O cinema e os quadrinhos: ferramentas alternativas para o ensino de química

Autores

  • Alessandro Cury Soares Mestrado profissionalizante em saúde e desenvolvimento humano - Unilasalle; professor do curso de Quimica - Unilasalle; Doutorano do curso de educação em ciências - Ufrgs.
  • Silvana Dias da Silva Acadêmica do Curso de quìmica unilasalle
  • Vanessa Mendes da Silva Academica curso de Química unilasalle/Canoas
  • Gilca Lucena Kortmann Mestrado profissionalizante em saúde e desenvolvimento humano - Unilasalle; professor do curso de psicopedagogia - Unilasalle; Doutora em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.10

Palavras-chave:

Cinema, Tabela periódica, Ensino de química

Resumo

Atualmente, a abordagem de Química no ensino médio tem sido amplamente discutida em estudos acadêmicos. Muitas propostas são apresentadas, sendo o cinema, como uma ferramenta motivadora no processo de ensino/aprendizagem, uma delas, embora não se trate da mais inovadora. Contextualizar o conteúdo da Tabela de elementos químicos, o compromisso com a fundamentação teórica visando à compreensão de ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente, através do ensino de química, é a proposta deste estudo. A obra cinematográfica oriunda de uma história em quadrinhos, escolhida para fomentar esse debate, foi o filme Homem de Ferro II, por ser uma obra atual e dinâmica, repleta de conceitos a serem abordados como mediadores na formação do conhecimento.

Biografia do Autor

Alessandro Cury Soares, Mestrado profissionalizante em saúde e desenvolvimento humano - Unilasalle; professor do curso de Quimica - Unilasalle; Doutorano do curso de educação em ciências - Ufrgs.

Saúde e desenvolvimento humano, Curso de Química Unilasalle/Canoas

Silvana Dias da Silva, Acadêmica do Curso de quìmica unilasalle

Curso de Licenciatura em Química Unilasalle/Canoas

Vanessa Mendes da Silva, Academica curso de Química unilasalle/Canoas

Curso de Química Unilasalle/Canoas

Downloads

Publicado

2015-08-06

Edição

Seção

Experiências