Ensino Supletivo ou EJA? Sentidos e perspectivas da formação continuada de professores no Rio Grande do Sul

Autores

  • Sita Mara Lopes Sant'Anna Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.11

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Ensino Supletivo, Docência na EJA, Formação Continuada de Professores, Análise de Discurso.

Resumo

Este texto reflete sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a formação continuada dos professores. Apresenta pesquisa enfocando, principalmente, estudos de Análise de Discurso. A vigência do Ensino Supletivo no Brasil estabelece diálogo com um discurso que "pede passagem" às tradições e insere expressões específicas da EJA, que são evidenciadas nos processos formativos.  Como efeito desse processo, a partir dos princípios da sua própria história, a EJA passa a ser o lugar no qual os professores se reconhecem.

 

Biografia do Autor

Sita Mara Lopes Sant'Anna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Licenciada em Letras Português/Francês, pela PUC/RS. Mestre e Doutora em Educação - PPGEDU/FACED/UFRGS. Profa. Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs, em São Francisco de Paula.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Artigos