Formação humana como metamorfose em Nietzsche: uma experiência com a Filosofia e a Arte
DOI:
https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.6Palavras-chave:
Nietzsche, Filosofia da educação, Estabelecimentos de ensinoResumo
O ensaio destaca alguns elementos da filosofia de Nietzsche que nos levam a constituir uma filosofia da educação desse filósofo. Particularmente, trabalhamos a crítica cultural nietzschiana objetivada em uma crítica aos estabelecimentos de ensino e naquilo que o pensador desvelou como sendo a pseudocultura de sua época, fenômeno que revela os limites existentes no modelo da Bildung, ainda tímida em relação à formação de um espírito livre, o qual demandaria, sobremaneira, arte e filosofia. Nossa intenção é a de interpretar os escritos do filósofo, destacadamente Sobre o futuro dos estabelecimentos de ensino e o discurso do mestre Zaratustra, Das três metamorfoses, para pensar em possibilidades no horizonte da Filosofia da Educação contemporânea. A crítica de Nietzsche sobre o andamento do processo educacional nos estabelecimentos de ensino incide fortemente na formação do professor, o qual, em outras palavras, pode agenciar a relação entre filosofia e arte na formação do estudante.
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