O desafio de tecer em conjunto: complexidade e transdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.18316/2236-6377.16.21Palavras-chave:
Literatura, Educação, Complexidade, Ecologia dos Saberes, Transdisciplinaridade.Resumo
Este artigo propõe uma reflexão acerca da necessidade de se pensar a educação na contemporaneidade a partir de um novo paradigma, pautado pela teoria da complexidade, pela ecologia dos saberes e pela transdisciplinaridade. Para tanto, são percorridos referenciais teóricos de Edgar Morin e Boaventura de Sousa Santos, assim como estudos acerca do transdisciplinar, pontuando-os com colocações dos escritores Jorge Luis Borges e Italo Calvino que podem nos auxiliar a refletir sobre o lugar do conhecimento no mundo de hoje.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.